CÓRREGO DO CAPÃO

Erosão de encostas leva riscos a moradores do Piratininga

Comunidade ainda reclama da alagamentos e da poluição do curso d’água. Comissão encaminha soluções para o problema junto à PBH

terça-feira, 20 Março, 2018 - 14:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

O período de chuvas aumenta os riscos de inundação, desabamentos de casas e deslizamentos de terra, principalmente para aqueles que vivem em áreas consideradas de risco. Para verificar as condições das moradias situadas no entorno do Córrego do Capão, localizado na Região de Venda Nova, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, na manhã desta terça-feira (20/3). De acordo com a requerente da atividade, vereadora Nely (PMN), um relatório do problema será enviado ao poder público, solicitando a execução de ações concretas e imediatas. Serão realizados, ainda, alertas à comunidade sobre a importância do correto descarte de lixo na região.

A poluição do córrego Capão, no Bairro Piratininga, em Venda Nova, ameaça a saúde da comunidade que mora em seu entorno. Os moradores reclamam que são obrigados  a conviver com mau cheiro, ratos e escorpiões, lixo, mato alto e falta de iluminação. Com o recente período de chuvas, as margens foram destruídas pela erosão, provocando o estreitamento da rua, e acarretando danos a uma ponte local.

Ainda de acordo com os moradores, os bota-fora irregulares, o descarte de lixo no córrego e o lançamento direto de esgoto de algumas moradias no curso d’água provoca o alagamento das ruas e residências em dias de chuva forte.

Defesa Civil

Representante da Defesa Civil, Eduardo da Cunha Silva alegou que a ocupação desordenada, juntamente com a prática de deposição inadequada de lixo e de rede improvisada de esgoto no córrego são fatores que contribuem para o agravamento da situação das famílias. “O problema do lixo, é que ele impossibilita o escoamento da água do córrego, provocando alagamentos e enchentes”, definiu Silva.

Responsável pelo monitoramento das áreas de risco, a Defesa Civil também informou que todas as ações do órgão têm como objetivo evitar acidentes graves e preservar vidas, e que no período que antecede as chuvas, os trabalhos com os Núcleos de Defesa Civil (Nudec’s) e  com os Núcleos de Alerta de Chuva (NAC’s) nas comunidades são intensificados.

Poder público

O representante da Secretaria Municipal de Obras e Infraestutura, Ricardo Lima, explicou que o projeto de contenção da encosta, danificada pela chuva, já está aprovado e pronto para ser executado, no entanto, as intervenções só poderão ser realizadas quando entrar o período de estiagem. “Pelo menos neste momento, estas intervenções de menor porte já atenderiam às necessidades mais imediatas e solucionariam problemas mais urgentes da região”, afirmou Lima.

Com relação à rede de esgoto, os representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ricardo Barbosa e Danilo Assis, afirmaram que não existe nenhuma irregularidade e mau funcionamento nas instalações. Eles garantiram ainda que são feitas vistorias regulares na região. Os especialistas alertaram ainda sobre a resistência de alguns moradores em fazer a ligação inadequada com a rede, para fugir dos custos, reforçando a importância da educação da população sobre a limpeza e manutenção do leito e das margens do córrego, evitando os descartes irregulares de esgoto, lixo e entulho. 

Encaminhamentos

Conforme sugeriu a vereadora Nely, para solucionar os problemas mais urgentes, será encaminhado um ofício à PBH, solicitando a possibilidade da execução de ações concretas e imediatas pela Administração Regional Venda Nova, a serem programadas com periodicidade satisfatória. “Essas ações, que amenizariam a situação e afastariam parte dos riscos e desconfortos apontados pelos moradores, incluem obras de contenção da erosão no leito do córrego e revitalização da ponte”, informou a parlamentar, ao alertar a comunidade sobre necessidade de conscientização com relação ao despejo irregular de lixo no córrego.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157694697721685,size=s]