COMISSÃO ESPECIAL

Encontro ficou agendado para o dia 18 de março, às 13h

terça-feira, 3 Março, 2015 - 00:00
Encontro ficou agendado para o dia 18 de março, às 13h - Foto: Mila Milowski

A Comissão Especial de Estudos relativos ao desabamento de uma das alças do Viaduto Batalha dos Guararapes aprovou, em reunião nesta terça (3/3), audiência pública para apurar as causas e responsabilidades pela queda, ocorrida em julho do ano passado. O encontro ficou agendado para o dia 18 de março, às 13h, no Plenário Amynthas de Barros.

A alça Sul do Viaduto Guararapes, na Avenida Pedro I, desabou no dia 3 de julho de 2014, matando duas pessoas e deixando 23 feridas. Já a alça Norte foi implodida no dia 14 de setembro do ano passado. Moradores e comerciantes da região, que tiveram imóveis abalados, reivindicam indenização.

A Polícia Civil, que investiga as razões do desabamento, pediu adiamento da conclusão do inquérito por duas vezes. A princípio, o documento seria entregue 30 dias após o acidente, mas o prazo havia sido postergado por 90 dias. Em dezembro, prazo foi estendido novamente.

“É óbvio que aconteceu algo de errado, não se sabe o que, mas alguma coisa estava errada e precisamos saber quais são as pessoas envolvidas nessa questão”, disse Ronaldo Gontijo (PPS). “Custou muito dinheiro e vamos ter que cobrar isso de quem foi o culpado”, completou Henrique Braga (PSDB).

Para debater o assunto foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil de Belo Horizonte, Construtora Cowan, Consol – Engenheiros consultores e Engenharia de Solos e Pavimentos, Polícia Civil de Minas Gerais, Associação de Moradores e Lojistas da Pedro I, Vilarinho e Adjacências, Colégio Helena Bicalho, e o ex-secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror.

A audiência é aberta à participação de qualquer cidadão e pode ser acompanhada ao vivo pelo site da CMBH, por meio da opção TV Câmara.

Também participaram da reunião os vereadores Juninho Paim (PT), autor do requerimento da audiência, e Bruno Miranda (PDT).

Veja o vídeo na íntegra.