Vereadores mirins elegem Mesa Diretora e discutem projetos
Um dos alunos foi homenageado por conquista em concurso nacional de redação

Um dos alunos foi homenageado por conquista em concurso nacional de redação - Foto: Mila Milowski
Os 41 vereadores mirins de Belo Horizonte elegeram nesta quarta-feira (20/8) os membros da Mesa Diretora, responsável por conduzir os trabalhos em plenário. Os alunos de dez escolas públicas da capital também apresentaram e discutiram propostas que pretendem transformar em projetos de lei. Eles ainda homenagearam um colega pela premiação em concurso nacional de redação.
O encontro marcou a 6ª reunião da 7º legislatura do projeto Câmara Mirim, em atividade desde 2008. Promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o projeto pretende aproximar crianças e adolescentes da vivência democrática e estimular seu envolvimento na vida política da cidade e das suas comunidades.
Os estudantes puderam apresentar sugestões de proposições, bem como emendas legislativas à propostas de seus colegas. Destes debates irão sair os projetos de lei que os vereadores mirins vão discutir e votar nas reuniões plenárias dos próximos meses. Em pauta estarão 16 propostas.
Os vereadores mirins tiveram a oportunidade de eleger, entre os estudantes, os membros da Mesa Diretora. Dez alunos representando todas as escolas participantes do projeto se candidataram aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário. Com 30 votos, Willian Júnio Moreira Souza, 15 anos,foi eleitoo presidente. Carolina Pires, 13 anos, recebeu 19 votos e ficou com a vice-presidência. Andreza Conceição Carneiro, 13 anos, teve 10 votos e foi escolhida para ser a secretária.
Destaque nacional
E o presidente eleito ainda recebeu uma homenagem especial dos colegas vereadores mirins e da Secretaria Municipal de Educação. William foi o vencedor do concurso nacional de redação sobre a vida de Anne Frank, adolescente judia vítima do nazismo. O estudante concorreu com 180 alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Superintendência de Comunicação Institucional