BARREIRO

Vereadores cobram revitalização da Av. Senador Levindo Coelho

Moradores questionam precariedade dos canteiros e falta de sinalização e numeração

segunda-feira, 27 Maio, 2013 - 00:00
Vereadores cobraram revitalização da Av. Senador Levindo Coelho, importante via de ligação da regional Barreiro

Em audiência pública, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário hoje (segunda-feira, 27/5), moradores da regional Barreiro questionaram as condições precárias dos canteiros centrais, assim como a falta de sinalização nos cruzamentos e a ausência de regularização na numeração dos imóveis na Av. Senador Levindo Coelho, uma das principais vias de ligação da região. A Prefeitura não definiu prazo para solução dos problemas. Foi agendada reunião com a comunidade em julho, para apresentação de projetos da PBH e da BHTrans de intervenções na região.

Via de ligação entre seis bairros da regional Barreiro, a avenida começa no Bairro Tirol e termina no Bairro Independência. Com extensão de cerca de 6 km, a via apresenta numeração repetida de um extremo a outro, não tem CEP definido e seus canteiros centrais, que são usados para caminhadas, precisam de reformas, recuperação vegetal e iluminação.

Sinalização

Gerente da secretaria municipal adjunta de Regulação Urbana, Ana Paula Zoroastro anunciou que a Prefeitura concluiu, em dezembro de 2012, diagnóstico e planejamento de instalação de placas indicativas em 100% dos cruzamentos de vias em Belo Horizonte. No entanto, a efetiva implantação do projeto está suspensa em função de revisão na licitação da empresa que irá fabricar as placas e instalá-las. De acordo com a gestora, a empresa estava fazendo as placas com material de qualidade inferior às exigências do edital de licitação.

A BHTrans anunciou que está sendo desenvolvido um projeto de intervenções viárias com foco na segurança dos pedestres na região da Avenida Senador Levindo Coelho. As ações iriam melhorar o fluxo, a articulação entre os bairros e a sinalização. A empresa não apresentou prazo para conclusão dos estudos que irão apontar as intervenções necessárias.

Endereços

A Secretaria de Regulação Urbana afirmou que foi feito um levantamento de todos os endereços, formais e não formais (como vilas e favelas) do Barreiro e, na Av. Senador Levindo Coelho, foram identificados 240 imóveis, alguns sem cadastro oficial na base de dados do município e muitos com numeração repetida. A Prefeitura anunciou que, a partir de amanhã, dará início ao processo de retificação dos endereços, atualmente numerados de maneira informal e aleatória pelos próprios moradores e comerciantes.

A PBH pediu que os moradores tenham paciência e tolerância com os inconvenientes da alteração dos endereços, já que esta é a única forma de regularizar a situação. A Regulação Urbana explicou que cada morador receberá a visita de fiscais e, por fim, a carta de retificação com o novo endereço. Após a notificação, o morador terá 180 dias para substituir a placa numérica em sua casa e alterar seu endereço nos cadastros bancários, lojistas, na Cemig, Copasa, etc.

Revitalização

O secretário de Administração Regional Municipal Barreiro, Wanderley Araújo Porto Filho anunciou que, diante das demandas apresentadas, será feito um levantamento do custo de implantação das pistas de caminhada e recuperação dos canteiros centrais da avenida, a fim de captar os recursos necessários às obras de melhoria.

Foi agendada reunião com a comunidade em 9 de julho, às 10h, na sede da Secretaria de Administração Regional Barreiro, para apresentação do projeto de instalação das placas de sinalização pela PBH e das intervenções de tráfego previstas pela BHTrans.

Participaram da reunião os vereadores Wellington Bessa “Sapão” (PSB), Marcelo Álvaro Antônio (PRP), Veré da Farmácia (PTdoB), Elvis Côrtes (PSDC) e Valdivino (PPS).

Assista à reunião na íntegra