DEFESA DO CONSUMIDOR

Comissão irá debater saída da Fisior da rede conveniada da Unimed

Audiência pública será segunda-feira (20/5), às 9h30

sexta-feira, 17 Maio, 2013 - 00:00

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor irá realizar audiência pública na próxima segunda-feira (20/5), às 9h30, para discutir o recente descredenciamento da clínica Fisior pela Unimed-BH. Solicitada pelo vereador Leonardo Mattos (PV), a audiência busca informações sobre como será dada continuidade aos atendimentos prestados pela empresa de fisioterapia às pessoas com deficiência.

Leonardo Mattos explica que, conforme divulgação pela mídia impressa local, um impasse entre a Unimed-BH e a clínica de fisioterapia Fisior resultou no descredenciamento da empresa, deixando cerca de 120 pacientes pediátricos sem atendimento, entre eles, crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

De acordo com a reportagem, a diretoria da Fisior afirma que o descredenciamento foi motivado por uma ação judicial movida no início do ano contra a operadora, que estaria devendo cerca de R$ 300 mil referentes ao pagamento de sessões e procedimentos realizados nos últimos cinco anos. Já a Unimed-BH teria divulgado, em nota, que a decisão foi tomada por discordâncias contratuais e que os pacientes serão encaminhados a outras clínicas especializadas da rede conveniada. Os usuários alegam que a troca pode ser prejudicial para as crianças, uma vez que o tratamento envolve um longo processo de construção de confiança nos profissionais envolvidos.

Entre os convidados estão representantes do Hospital da Unimed-BH e da Clínica Fisior, da Defensoria Pública Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito - MG), além do secretário municipal de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira.