MEIO AMBIENTE E POLÍTICA URBANA

Comissão recebeu visita de Pastoral e aprovou 4 audiências públicas

Entre os temas de debate está a drenagem da Lagoa da Pampulha

quinta-feira, 7 Março, 2013 - 00:00
Comissão aprovou 4 audiências públicas e recebeu visita da Pastoral "Queremos Moradia"

Em reunião ordinária realizada hoje (quinta-feira, 7/3), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou quatro audiências públicas, ainda sem datas definidas, para discutir temas que vão desde a preservação, cuidados e causas de mortes de animas em zoológico da cidade, até a implantação de heliponto em edifício da capital. Além disso, foi adiada apreciação do requerimento 337/13, que solicita discussão sobre abastecimento de água em Belo Horizonte e exploração minerária na região metropolitana. O encontro contou com a presença dos vereadores Iran Barbosa (PMDB), Autair Gomes (PSC) e Alexandre Gomes (PSB) e com representantes da Pastoral Metropolitana Queremos Moradia.

Outros assuntos que serão temas das audiências aprovadas são as obras de drenagem e desassoreamento da Lagoa da Pampulha e possíveis irregularidades no licenciamento e construção do empreendimento SPE Bristol Center Hotel. O vereador Iran Barbosa (PMDB) frisou que a construção do terceiro hotel da rede Bristol precisa de maior atenção da Câmara, uma vez que há suspeitas de várias irregularidades.  Com relação ao requerimento que trata da implantação do heliponto no Edifício The One, na Avenida Raja Gabaglia, o parlamentar destacou que “ há na região dois hospitais muitos próximos, o Madre Teresa e o Luxemburgo. O empreendimento pode ser bom em situações de emergência, mas o barulho pode trazer desconforto para os pacientes dos hospitais”.

Já o requerimento 337/13,  que teve sua apreciação adiada para melhores informações sobre o assunto, solicita a discussão do sistema de abastecimento de água de Belo Horizonte e região metropolitana e a exploração minerária na área de nascentes do Rio Manso, em Brumadinho, na Grande BH.

A reunião  contou com a visita de membros do Queremos Moradia que tinham como objetivo conhecer melhor a comissão, assim como apresentar demanda de alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo.