ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Câmara atendeu quase 10 mil solicitações de informações em 2012

Casa disponibiliza a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC)

quinta-feira, 31 Janeiro, 2013 - 00:00
Fachada da Câmara Municipal de Belo Horizonte

O cidadão belo-horizontino tem procurado cada vez mais a Câmara Municipal para se informar sobre a legislação do município, tramitação de projetos de lei e outras atividades desenvolvidas na Casa. Para ouvir a população e esclarecer suas dúvidas, a Casa disponibiliza a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), que atende via telefone, e-mail ou pessoalmente, além de encaminhar denúncias e reivindicações aos vereadores.

De acordo com Denise Bacha, coordenadora da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), somente no ano de 2012 foram registradas 9.088 solicitações. Destas, 3.106 foram feitas por telefone, 4.405 via e-mail e 1.577 pessoalmente, nas dependências do órgão na Câmara Municipal. Em 2011, foram 6.126 atendimentos.

Conforme o relatório emitido pelo órgão, as informações mais pedidas se referem à tramitação de proposições, legislação municipal e reuniões. Em 2012, destacaram-se as consultas a respeito da Emenda à Lei Orgânica que propôs a extinção do voto secreto. “Recebemos muitas solicitações de outros municípios e estados, querendo conhecer detalhes do texto e de sua tramitação”, contou a coordenadora.

A CAC também é bastante utilizada pelos servidores da Casa e os assessores parlamentares: entre as solicitações registradas no ano passado, 3.840 foram feitas pelo público interno. Entre julho e outubro de 2012, segundo Denise, houve um crescimento nas consultas sobre os vereadores e suas atividades devido à supressão de informações no site da Casa, determinada pela Justiça Eleitoral.

Encaminhamento de demandas

Além de pesquisar e fornecer informações sobre a legislação municipal e atividades da Casa, a CAC recebe inúmeras manifestações, denúncias e reclamações dos moradores da cidade, funcionando como uma espécie de intermediário entre o cidadão e os vereadores. Segundo Denise, denúncias e demandas são encaminhadas a todos os vereadores da Casa, que podem encaminhar a questão ou entrar em contato com o solicitante.

Atualmente, são disponibilizadas três formas para que o cidadão entre em contato com a Central de Atendimento: presencial, por telefone ou via e-mail. O atendimento é feito das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira, no segundo andar da CMBH, pelos telefones 3555-1210 e 3555-1221, por meio da opção Fale Conosco no portal da Câmara ou pelo e-mail divatc@cmbh.mg.gov.br.