MEIO AMBIENTE E POLÍTICA URBANA

Audiência vai debater condições das ciclovias de BH

Usuários se queixam de problemas nas pistas já implantadas

quarta-feira, 5 Dezembro, 2012 - 00:00
Ciclovias de BH são alvo de reclamações de usuários

Nesta quinta-feira (6/12), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará audiência pública com a finalidade de discutir a implantação e a qualidade das ciclovias na capital, nas perspectivas da política urbana e do meio ambiente saudável. Requerida pelo vereador Leonardo Mattos (PV), a reunião será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

De acordo com informações veiculadas recentemente na imprensa local, grande parte dos 36 km de ciclovias já implantadas em Belo Horizonte estariam fora dos padrões recomendados pelo Ministério das Cidades, oferecendo riscos à segurança dos usuários. Depoimento de ciclistas também apontam problemas na localização, largura e sinalização das pistas exclusivas, entre outros.

De acordo com Mattos, o objetivo da reunião é promover o diálogo entre os usuários e a Prefeitura no intuito de questionar o modelo adotado e corrigir os equívocos antes da implantação das novas ciclovias, cuja extensão total prevista é de 145 km. Para o vereador, o incentivo ao uso da bicicleta é uma tendência mundial e tem reflexos positivos tanto na mobilidade urbana quanto na preservação ambiental e qualidade de vida da população das grandes cidades.

Para debater a questão, foram convidadas a BHTrans e a Secretaria Municipal de Governo.