COMISSÃO ESPECIAL

Vereadores mantêm veto a projeto e apóiam causa trabalhista

{mosimage}A Comissão Especial presidida pela vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB) manteve o veto total à proposição de lei nº 125/10, originária do Projeto de Lei 735/09, de autoria do vereador João Oscar (PRP). O PL institui o Dia Municipal de Conscientização e Combate às Psicopatologias. O parecer pela manutenção do veto foi aprovado em 19 de agosto de 2010, no plenário Camil Caram.

Estiveram presentes, além da presidente, os vereadores Alexandre Gomes (PSB) e Pricila Teixeira (PTB).

domingo, 22 Agosto, 2010 - 21:00

Varredoras de rua

Após a deliberação da Comissão, as vereadoras Maria Lúcia Scarpelli e Pricila Teixeira ouviram a reivindicação de um grupo de varredoras de rua que pretende formar novo sindicato para sua categoria.

As trabalhadoras reclamam que, após a extinção do sindicato que as representava, o SINTRALIX, ficaram desamparadas. Atualmente, as varredoras estão sendo representadas pelo SINDEAC (Sindicato dos empregados em edifícios e condominios, em empresas de prestação de serviços em asseio, conservação, higienização, desinsetização, portaria, vigia e dos cabineiros de Belo Horizonte).

Convenção a portas fechadas

De acordo com a varredora Patrícia Regina Soares, o SINDEAC realizou uma convenção coletiva a portas fechadas, sem a presença de representantes da categoria, onde se deliberou um aumento de 10% no salário (de R$478,00 para R$525,00), de cinco reais na cesta, e de “50 centavos” no ticket que recebem.

Processo emperrado

Segundo as varredoras, o processo burocrático para a formação do novo sindicato, o SINTRALIMP, já foi concluído, mas a questão estaria emperrada em Brasília. Elas pediram o apoio dos vereadores para agilizar a questão.

O vereador Bruno Miranda (PDT), que também compareceu à reunião com as varredoras, disse que seu partido está a frente do Ministério do Trabalho e parabenizou as trabalhadoras pela iniciativa de lutar por um sindicato que atenda à categoria.

A vereadora Maria Lúcia Scarpelli comprometeu-se a encaminhar uma carta ao Ministério do Trabalho assinada por ela, pela vereadora Pricila Teixeira e pelo Vereador Bruno Miranda.

Assista o vídeo Comissão Garis

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.