ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Espaço da Câmara atende à população de BH

Espaço da Câmara atende à população de BH A Central de Atendimento ao Cidadão Vereadora Alaíde Lisboa (CAC), implantada em 2006, é o espaço da Câmara Municipal de Belo Horizonte onde o cidadão pode encontrar diversas informações sobre a Casa, além de outros serviços.

segunda-feira, 8 Fevereiro, 2010 - 22:00

Em 2009, o CAC recebeu mais de 5 mil solicitações, sendo que 68% dos pedidos originaram-se do público externo, totalizando cerca de 3.500 requerimentos. Deste total, aproximadamente 3.190 pedidos de informações foram feitos por particulares; 147 tiveram como requerentes outros órgãos públicos; 118 foram pedidos de outras Câmaras Municipais; e 96 vieram da Prefeitura de Belo Horizonte. Do público interno – gabinetes e outros setores da Câmara – houve, no ano passado, um total de mais de 1.600 solicitações.

Atualmente, a maioria dos requerimentos que o CAC recebe são feitos por telefone, seguidos pelo correio eletrônico e, por último, pelos requerimento feitos pessoalmente. Os números de atendimento da Central, no ano passado, foram os seguintes: 2.505 solicitações por telefone; 1.928 pedidos via e-mail; e 752 requerimentos realizados pessoalmente.

Os assuntos mais solicitados, no ano passado, foram os que se referem à tramitação de proposições (1.764) – situação dos projetos e proposições arquivadas – e sobre legislação (1.360) –  informações sobre normas e relatórios quantitativos.

Os outros assuntos mais procurados foram: demandas/manifestações diversas de cidadãos (402), que são pedidos específicos e sugestões para vereadores e manifestações relativas a problemas no Município ou serviços públicos em geral; informações sobre carteira de identidade (302); informações sobre emprego/estágio/bolsa de estudos (259); solicitação de serviços ou informações referentes à Prefeitura (195), informações sobre poda de árvores, inscrição em programas habitacionais, por exemplo; reuniões (175); Procon ou Juizado de Conciliação (139); informações sobre vereadores (136) - quantos e quais são os vereadores, composição de comissões, telefones e e-mails de gabinetes –; SINE (Seguro Desemprego) (120); requerimentos, pedidos de informação e indicação (107); concursos (68) e informações sobre a Câmara (65); concursos externos (47); informações sobre cursos na Câmara (45); e relatórios específicos (42). Houve, ainda, 309 solicitações sobre assuntos diversos.

O cidadão pode entrar em contato com o CAC pelos telefones (31) 3555-1210 ou (31) 3555-1221, pelo e-mail divatc@cmbh.mg.gov.br ou pessoalmente, na Avenida dos Andradas, 3.100, bairro Santa Efigênia. O atendimento é realizando de 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).