SANEAMENTO

Audiência discute o Drenurbs

Audiência discute o Drenurbs Desde 2001, foram aplicados R$ 426 milhões pela Prefeitura e pelo Governo de Minas no Drenurbs, programa de saneamento de Belo Horizonte. Do governo federal, os recursos vieram do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de convênios com a Caixa Econômica Federal.

domingo, 30 Agosto, 2009 - 21:00

A informação foi prestada na tarde de segunda-feira, 31 de agosto, pelo secretário-executivo do Conselho Municipal de Saneamento (Comusa), Ricardo Aroeira, durante audiência pública realizada no Plenário Helvécio Arantes, promovida pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal.

A audiência foi realizada a pedido do vereador Iran Barbosa (PMDB), convocando para isso o secretário municipal de Governo, Josué Valadão, que compareceu acompanhado do secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares; do secretário-executivo do Comusa, Ricardo Aroeira; do secretário-adjunto de Governo, Geraldo Pessoa; além de representantes da Copasa.

Para 2009 estão previstos recursos na ordem dos R$ 70 milhões em várias obras, como na bacia do córrego Cardoso, em Santa Efigênia; continuação de saneamento e realocação de 440 famílias retiradas das margens do córrego Bonsucesso. As obras já concluídas foram nas bacias dos córregos Baleares, 12 de Maio e Nossa Senhora da Piedade.

A Comissão de Administração Pública é presidida pelo vereador Luís Tibé (PTdoB). A audiência pública contou com a participação dos vereadores Iran Barbosa e Cabo Júlio, do PMDB; João Vitor Xavier (PRP); João Oscar (PRP), corregedor da Mesa Diretora; Ronaldo Gontijo (PPS); Fred Costa (PHS); Leonardo Mattos (PV); Henrique Braga (PSDB); Paulinho Motorista (PSL); e do líder de governo na Casa, Paulo Lamac (PT).

Demandas

Antes da audiência pública sobre o Drenurbs, o secretário de Governo da PBH, Josué Valadão, esclareceu sobre as demandas parlamentares sobre assuntos diversos.

Valadão informou que, em 2009, foram recebidas 3.818 demandas, com 43% tendo sido respondidas pela Secretaria Municipal de Governo.  Foram 2.759 ofícios, 84 pedidos de diligência, 66 requerimentos e 909 indicações.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).