Projeto irá promover o futebol amador

Em função disso, o vereador Reinaldo Lima (PV) propôs o Projeto de Lei (PL) 880/06, concluso em primeiro turno, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ele dispõe sobre a melhoria dos campos de várzea na capital mineira.


Em função disso, o vereador Reinaldo Lima (PV) propôs o Projeto de Lei (PL) 880/06, concluso em primeiro turno, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ele dispõe sobre a melhoria dos campos de várzea na capital mineira.
Segundo o projeto, o Poder Público deveria criar e cuidar da manutenção de, no mínimo, um campo em cada uma das nove regionais da cidade.
Esses locais devem ter dimensão oficial ou aproximada, sendo revestidos por grama sintética. De acordo com o projeto, a prefeitura poderia firmar parcerias com empresas privadas para garantia dos objetivos.
O vereador Reinaldo Lima, o “Rei do Galo”, também ex-jogador e considerado o maior ídolo do Clube Atlético Mineiro até hoje, defende sua proposta, alegando que quase todos esses espaços são de terra batida, o que acarreta danos à saúde dos usuários e amantes da modalidade.
“A criação de pelo menos um campo de futebol em cada região de Belo Horizonte, pavimentado com grama sintética, irá proporcionar condições dignas e segurança às pessoas, além de incentivar demais práticas e atividades sociais na cidade”, disse o autor do projeto.
Parte da história
Em Belo Horizonte, o futebol amador teve sua origem por volta de 1950, quando jogadores se reuniam aos domingos em vários campos espalhados pela cidade, com “casa cheia”.
Eles eram celeiros de craques. Muitos dos futuros ídolos de grandes clubes dente eles, Paulo Isidoro, Luizinho e o próprio Reinaldo foram revelados dessa forma.
A capital foi crescendo e os locais de jogos foram sendo vendidos, sendo, atualmente, a falta de conservação um dos grandes problemas do esporte nacional.
Hoje, 16 equipes de Belo Horizonte e 16 da região metropolitana disputam torneios alternativos, tentando subir à elite nacional (Série A).
São trabalhadores como pedreiros, porteiros, entre outros, em grande parte oriundos da periferia (vilas e favelas), sonhando em um dia compor o elenco de estrelas que atraem multidões aos estádios brasileiros e do mundo.
Informações no gabinete do vereador Reinaldo Lima (3555-1168/3555-1169) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).