Definição:
É o principal instrumento da correspondência oficial da CMBH, tanto em ambiente interno (entre vereadoras ou vereadores, diretoras ou diretores, gerentes, servidoras ou servidores) quanto externo (entre a CMBH e outras pessoas ou entidades públicas ou privadas).
É usado para convidar, convocar, solicitar, agradecer, informar, comunicar e também para encaminhar aos respectivos destinatários as proposições normativas e não normativas que tenham sido objeto de deliberação.
Estrutura:
O ofício é composto das seguintes partes: número de controle, local e data, vocativo, corpo, anexos, fecho, assinatura do signatário e identificação do destinatário.
Número de controle - apresenta a abreviatura do tipo de texto (Of.), a sigla do órgão (diretoria, divisão, seção etc.) que emite o ofício, o número de ordem do documento e o ano de sua emissão. É posicionado na margem superior esquerda da página:
Of. Dirleg nº XXX/XX
Se o ofício tiver mais de uma página, esses dados devem ser repetidos em todas as páginas, posicionados também na margem superior esquerda.
Na resposta a ofício recebido, deve-se mencionar seu número de controle para que o destinatário possa localizar com facilidade o documento que originou aquela resposta:
Em resposta ao Of. XXX nº XXX/XX, de autoria de Vossa Excelência, informo que...
Local e data - indica a cidade de onde se emite o ofício e a data em que ele é redigido. Esses dados são posicionados logo abaixo do número de controle, à direita da página:
Belo Horizonte, 1º de julho de 2019
Vocativo - é composto de forma de tratamento e do nome do cargo do destinatário, seguidos de vírgula:
Senhora Presidenta,
Senhor Presidente,
Corpo - recomenda-se organizar o texto do ofício, quando couber, em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução, apresenta-se o assunto que motiva a comunicação, de forma direta e objetiva. Informo a Vossa Excelência que... é uma opção mais interessante que Venho, por meio deste, informar a Vossa Excelência que....
No desenvolvimento, detalha-se o assunto. Se necessário, deve-se utilizar mais de um parágrafo, objetivando-se a melhor compreensão. É importante evitar frases e parágrafos muito longos, que podem dificultar a leitura e retirar do ofício seu caráter objetivo e direto.
Na conclusão, que não é parte necessária, é possível reiterar o assunto apresentado na introdução, acrescentando alguma informação adicional, como, por exemplo, um telefone ou endereço eletrônico para contato.
Anexos - apresentam informações mais complexas, como as contidas em tabelas, gráficos ou documentos, cuja inserção no corpo do ofício comprometeria seu caráter objetivo e direto. O corpo do ofício deve fazer referência ao documento que será anexado:
Segue anexa, conforme solicitação de Vossa Senhoria em XX/XX/XX, cópia da ata da Reunião Solene realizada por esta Câmara para a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a [...]
Fecho - encerra a comunicação. Na CMBH, utiliza-se como fecho a palavra Atenciosamente seguida de vírgula.
Assinatura - identifica o emissor e compõe-se do nome do signatário do ofício e do nome de seu cargo. No caso de o signatário ser uma vereadora ou um vereador, seu nome será precedido da indicação respectiva. O nome é colocado de forma centralizada, ao final do corpo do ofício, com espaço suficiente para inserção da assinatura manuscrita.
Se o ofício tiver mais de uma página:
-
o campo para a identificação do destinatário constará apenas na primeira página;
-
o campo para assinatura do signatário constará apenas na última página; as demais páginas devem ser rubricadas por ele;
-
o número de cada página deve ser posicionado no canto direito do rodapé. Ex.: 1/3, 2/3, 3/3.
Se o ofício for assinado por mais de uma pessoa, a ordem das assinaturas será a seguinte:
- em caso de signatários que ocupem cargos de mesma hierarquia, as assinaturas devem vir lado a lado, seguindo-se a ordem alfabética;
- em caso de signatários que ocupem cargos de hierarquia diferente, segue-se a hierarquia dos cargos, começando-se do cargo de menor hierarquia: assim, a autoridade superior referenda as informações prestadas pelas demais.
No entanto, na CMBH, os ofícios cujos signatários são os membros da Mesa Diretora da Casa seguem a seguinte ordem:
Belo Horizonte, XX de xxxxxx de XXXX | |
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___________________________ Xxxxxxx Xxxxxxx Presidenta |
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___________________________ Xxxxxxx Xxxxxxx Presidente |
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___________________________ Vereadora Xxxxxxx Xxxxxxx 1ª Vice-Presidenta |
___________________________ Vereadora Xxxxxxx Xxxxxxx 2ª Vice-Presidenta |
___________________________ |
___________________________ Vereador Xxxxxxx Xxxxxxx 2º Vice-Presidente |
___________________________ Vereadora Xxxxxxx Xxxxxxx Secretária-Geral |
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___________________________ Vereador Xxxxxxx Xxxxxxx Secretário-Geral |
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___________________________ Vereadora Xxxxxxx Xxxxxxx 1ª Secretária |
___________________________ Vereadora Xxxxxxx Xxxxxxx 2ª Secretária |
___________________________ Vereador Xxxxxxx Xxxxxxx 1º Secretário |
___________________________ Vereador Xxxxxxx Xxxxxxx 2º Secretário |
Identificação do destinatário - identifica-se o destinatário por meio do tratamento adequado a ele, de seu nome e de seu cargo ou função. Posiciona-se no final da página do ofício, junto da margem esquerda:
Excelentíssimo Senhor
Xxxxxx Xxxxxx
Prefeito de Belo Horizonte
Mesmo que o ofício tenha mais de uma página, a identificação do destinatário permanece na primeira delas.
Veja modelos de ofício para:
convidar para audiência pública: visualizar | baixar
convocar para audiência pública: visualizar | baixar
encaminhar documento de comissão: visualizar | baixar
comunicar manutenção de veto total ou parcial: visualizar | baixar
comunicar rejeição de veto total ou parcial: visualizar | baixar
encaminhar a presidenta ou presidente de comissão resposta a proposta de diligência dirigida à Divisão de Consultoria Legislativa - Divcol: visualizar | baixar
encaminhar proposta de diligência: visualizar | baixar
encaminhar autorização para viagem do prefeito ou vice: visualizar | baixar
encaminhar autorização para licença do prefeito ou vice: visualizar | baixar
Particularidades
Uma das particularidades do ofício é o uso correto dos pronomes de tratamento, alguns consagrados pelo uso e outros definidos por meio de convenções próprias de cada instituição. Lembre-se de que, embora os pronomes de tratamento correspondam à segunda pessoa do discurso, as concordâncias são feitas na terceira pessoa e, com relação à forma de apresentação, recomenda-se escrever os pronomes de tratamento sempre por extenso.
Na certeza de que Vossa Excelência muito contribuirá para fortalecer esse movimento, solicito-lhe a gentileza de confirmar sua presença até o próximo dia XX, pelo telefone XXXX-XXXX.
No processo de tramitação da prestação de contas do Município, é produzido um conjunto especial de ofícios. Para saber mais sobre esse processo e visualizar modelos, clique aqui.
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