SEMINÁRIO REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

- Departamento de Análise de Situação de Saúde
- Secretaria de Vigilância em Saúde
- Ministério da Saúde.

Âmbito estadual: Representante da Secretaria Estadual de Saúde.
Dra. Márcia Rovena de Oliveira - Referência técnica em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, é médica obstetra - Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais (Viva Vida).

Âmbito municipal: Representante da Secretaria Municipal de Saúde.
Dra. Sônia Lansky - Pediatra doutora em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG), pós-doutora pela ENSP-Fiocruz, Coordenadora da Comissão Perinatal e do Comitê de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG.

Organização Mundial da Saúde:
Representante da Organização Pan-Americana de Saúde. Dra. Maria Helena Bastos - Consultora Nacional em Saúde da Mulher desde fevereiro de 2012 na Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS-OMS. Formada em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1986. Obstetra e ginecologista, com mestrado e doutorado no Reino Unido. Autora de livros e artigos sobre saúde da mulher, com publicações no Brasil, em Portugal, na Suécia e no Reino Unido. Experiência como palestrante nacional e internacional, atuando como colaboradora da Biblioteca Cochrane desde 2004.

11h Perguntas

12h Encerramento

30/05 – TARDE

14h Mesa redonda
ASSISTÊNCIA HUMANIZADA COMO ESTRATÉGIA NA PREVENÇÃO DA MORTALIDADE
Dr. Virgílio Queiroz - Coordenador da Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.
Dra. Rosa Maria Câmara - Representando a Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência.

15h Perguntas

16h Debate
AVANÇOS E DESAFIOS: ATUAÇÃO E PROPOSTAS DAS ENTIDADES PROFISSIONAIS, EDUCACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
- Ministério Público.
- Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM).
- Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN).
- Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO).
- Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG).
- Parto Ativo / Ishtar.
- ONG Bem Nascer.
- Conselho Municipal de Saúde.
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

17h Perguntas

18h Encerramento

Inscrição

Não há inscrições eletrônicas em aberto para este evento. Verifique no texto principal se é possível fazer inscrições no local e dia do evento.

Não há arquivos a serem exibidos