Disponível em (https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br)


Parlamentares apontam projetos prioritários para votação em outubro

Assunto: 
COLÉGIO DE LÍDERES
Oito vereadores e duas vereadoras reunidos em uma mesa.
Foto Abraão Bruck/CMBH

Lideranças de blocos e bancadas se reuniram, nesta segunda-feira (4/10), antes da reunião de Plenário, para apontar as prioridades de votação para o mês de outubro entre os projetos de lei em tramitação na Casa. Os membros do Colégio de Líderes citaram proposições que podem vir a ser analisadas pelo Plenário e que dispõem sobre temas diversos como a atividade ambulante em passeatas; a estrutura da administração do Poder Executivo; uma política de dados abertos nas escolas públicas; normas para realização de eventos e manifestações culturais; a divulgação da agenda de compromissos dos agentes públicos do Município; e o direito ao uso de meios e formas de pagamento digital, tais como Pix e transferência bancária, para quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições.

Bella Gonçalves (Psol) apresentou como prioridade o PL 783/2019, que tramita em 2º turno e é assinado pela própria parlamentar em parceria com a ex-vereadora Cida Falabella (Psol). A proposição tem o objetivo de alterar trechos do Código de Posturas (Lei 8.616/2003) e dispõe sobre o exercício da atividade ambulante em passeatas, manifestações e eventos populares. De acordo com Bella Gonçalves, o projeto seria retirado da pauta do Plenário nesta segunda e o tema seria dialogado com o Executivo. A parlamentar defendeu a reapresentação da proposição ainda no mês de outubro.

Líder do Governo, Bruno Miranda (PDT) priorizou o PL 383/2022, que altera a Lei 11.065/2017, que estabelece a estrutura orgânica da administração pública do Poder Executivo. O projeto poderá ir a Plenário ainda este mês caso seja apreciado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas a tempo de ser anunciado para outubro.

Pela bancada da qual é líder, Irlan Melo (Patri) priorizou, de sua autoria, o Projeto de Lei 619/2018, que tramita em 2º turno e determina a criação de um programa de diagnóstico e tratamento da depressão na Rede Pública Municipal de Saúde. Também em 2º turno, o parlamentar apontou o PL 210/2021, de autoria de Wanderley Porto e outros oito vereadores. A proposição dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de socorro a animais atropelados.

Pagamento digital de tributos

Representando o Novo, Braulio Lara indicou como prioridade de sua bancada o PL 349/2022, de autoria de Marcela Trópia, que tramita em 1º turno e institui em Belo Horizonte o direito do contribuinte a meios e formas de pagamento digital, tais como Pix e transferência bancária, para quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições. Outro projeto priorizado pela bancada do Novo é o PL 310/2022, que tramita em 1º turno e é de autoria de Fernanda Pereira Altoé (Novo) e outros três parlamentares. O objetivo da proposição é ampliar a transparência na contratação de empréstimos por parte do Executivo. Já o PL 947/2020, também entre as prioridades apontadas por Lara, tramita em 2º turno e é de autoria da Comissão Especial de Estudo - Racionalização do Estoque de Normas do Município. O projeto tem o intuito de revogar leis inconstitucionais, em desuso, sem utilidade, de caráter temporário, sem efeito e sem eficácia.

O 2º Secretário da Mesa Diretora, Wilsinho da Tabu (PP) sugeriu o PL 371/2022, de Marcela Trópia (Novo) e Professora Marli (PP). O projeto, que institui a Política de Transparência Ativa e Dados Abertos das Escolas Públicas de Belo Horizonte, poderá ir a Plenário caso fique concluso em 1º turno a tempo de ser anunciado para alguma das reuniões de outubro. 

Realização de eventos

Líder do Bloco Democracia e Independência, Gabriel (sem partido) priorizou oito projetos de lei, entre eles o PL 358/2022, de sua autoria e de outros seis parlamentares. Por meio do projeto pretende-se atualizar as normas para a realização de eventos e manifestações culturais em BH. Outros projetos prioritários para o bloco são: o PL 1.057/2020, de autoria do ex-vereador Fernando Borja e que conta com outras nove assinaturas, e que tem o objetivo de alterar a Lei 10.234/11 que institui a Política Municipal do Voluntariado e o exercício de cidadania; o PL 733/2019, de autoria do ex-vereador Fernando Borja e que conta com outras 20 assinaturas, cujo objetivo é instituir a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência; e o PL 409/2022, assinado por Gabriel e outros nove vereadores. Espera-se por meio dele assegurar ao táxi-lotação subsídio financeiro que a legislação já garante ao transporte público coletivo de passageiros em Belo Horizonte.

Outras indicações feitas por Gabriel são de autoria de Léo (União): o PL 331/2022, que tramita em 1º turno e permite ao titular de licença para o exercício de atividade em veículo de tração humana e veículo automotor a possibilidade de indicação de dois prepostos; e o PL 373/2022, que tramita em 2º turno e pretende autorizar o permissionário de banca de jornais e revistas a transferir a titularidade da permissão a terceiros, mediante requerimento. Foram priorizadas, ainda, duas proposições em 1º turno: o PL 379/2022, assinado por Álvaro Damião (União) e sete outros vereadores, que institui a “Agenda de compromissos públicos no âmbito do Poder Executivo Municipal”, com o objetivo de tornar pública a divulgação da agenda de compromissos dos agentes públicos mediante publicação no site da Prefeitura; e o PL 308/2022, de autoria de Gabriel e outros quatro vereadores, que permite a doação de gêneros alimentícios industrializados ou in natura, a pessoas físicas ou jurídicas, por estabelecimentos produtores, fornecedores, armazenadores, distribuidores e comerciantes sem necessidade de licença prévia ou autorização do Executivo. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
terça-feira, 4 Outubro, 2022 - 18:00
Suprimir Assunto: 
0
Tópicos: 
Bella Gonçalves
Braulio Lara
Bruno Miranda
Cida Falabella
Colégio de Líderes
Gabriel
Henrique Braga
Irlan Melo
Marcela Trópia
Nely Aquino
Pedro Patrus
Professor Claudiney Dulim
Professor Juliano Lopes
Professora Marli
Wanderley Porto
Wilsinho da Tabu