Disponível em (https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br)


Vereadores selecionam projetos que podem vir a ser apreciados em Plenário em agosto

Assunto: 
COLÉGIO DE LÍDERES
Doze vereadores sentados à mesa em reunião presencial.
Foto Abraão Bruck/CMBH

O Colégio de Líderes se reuniu, na segunda-feira (1/7), para definir as proposições prioritárias para agosto e debater assuntos gerais. A presidente da Câmara, Nely Aquino (Pode), solicitou que os líderes de bancada se manifestassem a respeito dos projetos de lei que gostariam de colocar em votação em Plenário. Entre as sugestões feitas, estão o PL 117/2021, em 2º turno, que institui a Politica de Dados Abertos dos Poderes Públicos em Belo Horizonte, e o PL196/2021, que também tramita em 2º turno e implementa o Programa de Dignidade Menstrual. Gabriel (sem partido) propôs aos vereadores a ida a pontos críticos da cidade, em conjunto com o Executivo, para definição de locais que necessitam de intervenções emergenciais. 

Fernanda Pereira Altoé (Novo), líder de Bancada do Novo, afirmou que, além do PL 117/2021, de sua autoria, é prioridade o PL 233/2021, que tramita em 2º turno, assinado por ela em parceria com Braulio Lara (Novo) e Marcela Trópia (Novo). A proposição altera a Lei n. 11.318/2021, que institui a Política Municipal de Promoção da Arte Urbana do Grafite e de Combate à Pichação no Espaço Público Urbano, instituindo multa mínima e máxima, a depender do dano ocasionado, o que não está previsto na lei. A parlamentar também indicou o PL 114/2021, de autoria de Marcela Trópia (Novo), que tramita em 2º turno e dispõe sobre medidas de transparência a serem observadas durante situação de emergência e estado de calamidade pública decorrentes de doenças contagiosas, e o PL 947/2020, também em 2º turno, que revoga 1.432 leis da câmara por razões como inconstitucionalidade, desuso, além de leis de caráter temporário e sem efeito concreto. 

O líder de Bloco Professor Claudiney Dulim (Avante) indicou o PL 96/2021, que tramita em 2º turno e é de sua autoria, que autoriza a desafetação de imóvel localizado na Rua do Itambé, entre a Avenida dos Andradas e Rua Conselheiro Rocha. Iza Lourença (Psol) indicou o PL 760/2019, em 2º turno, de autoria de Bella Gonçalves (Psol) e Cida Falabella, que dispõe sobre as Comissões Permanentes do Trabalho no Logradouro Público e altera a Lei 8.616/2003, que contém o Código de Posturas do Município de Belo Horizonte.

Bruno Miranda (PDT) indicou, pelo partido, o PL 227/2021, em 2º turno, de autoria de Duda Salabert (PDT) que dispõe sobre a política de estímulo ao brincar na infância e institui a semana mundial do brincar de Belo Horizonte, e pelo Governo, o PL 196/2021, em 2º turno, que implementa o Programa de Dignidade Menstrual, o PL 334/2022, que tramita em 1º turno e altera a Lei n° 5.796/1990, que dispõe sobre eleição de diretores e vice-diretores dos estabelecimentos municipais de ensino, e o PL 352/2022, que também tramita em 1º turno e altera para via mista a permissividade de usos da Rua Turim, no Bairro Santa Lúcia. Nely Aquino mencionou que irá incluir o PL 390/2022, que estende o pagamento do Auxílio BH e já está concluso para apreciação em Plenário em 1º turno. 

O 2º vice-líder do Governo, Wesley (PP) indicou duas proposições de sua autoria, que tramitam em 1º turno: o PL 282/2022, que dispõe sobre a desafetação de bem público e autoriza sua alienação mediante venda ou permuta, e 124/2021, que altera a Lei 11.185/19, que disciplina o uso do sistema viário urbano municipal para a prestação de serviços de transporte individual privado remunerado de passageiros. Na ocasião, Nely Aquino e Gabriel reforçaram com Bruno Miranda a necessidade de pleitear a regulamentação dessa lei ao Executivo. O 2º Secretário, Wilsinho da Tabu (PP) sugeriu o PL 204/2021, em 1º turno, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação ao Legislativo sobre as alterações nas tarifas do Serviço de Transporte Público de Passageiros da capital mineira, e duas proposições de autoria da Professora Marli (PP): o PL 193/2021, feita com um grupo de vereadores, em 2º turno, que dispõe sobre a inclusão de categorias e isenções na taxa de inscrição nas corridas de rua realizadas em Belo Horizonte, e o PL 321/2022, que tramita em 1º turno e altera a Lei nº 9.078/05, que estabelece a Política da Pessoa com Deficiência para Belo Horizonte. 

Cláudio do Mundo Novo (PSD), secretário-geral da Mesa Diretora, solicitou a inclusão do PL 94/2021, que tramita em 2º turno e dispõe sobre o direito dos usuários do SUS residentes no Município ao acesso à informação acerca de sua saúde. O vereador afirmou que o projeto de lei recebeu um substitutivo de sua autoria, que foi aprimorado através de subemenda, construída em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Gabriel (sem partido), líder do Bloco Democracia e Independência, disse que a prioridade do bloco é o PL 358/2022, em 1º turno, de sua autoria em conjunto com um grupo de vereadores, que altera a Lei 9.063/05 que regula procedimentos e exigências para a realização de evento no Município, seguida do Projeto de Lei 373/2022, de autoria de Léo (União), em 1º turno, que pretende autorizar o permissionário de banca de jornais e revistas a transferir a titularidade da permissão a terceiros, mediante requerimento. O vereador também mencionou o PL 41/2021, de autoria de Irlan Melo (Patri), que tramita em 2º turno e institui a Lei Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Mobilidade Reduzida, e o PL 295/2022, de autoria de Ciro Pereira (PTB), que está em 2º turno e garante o direito de meia-entrada às pessoas que comprovem a condição de doadores de sangue.

Gabriel também convidou os líderes de blocos e partidos a sugerirem locais da cidade que necessitem de intervenção, em especial, obras como drenagem, contenção de encostas e outras medidas urgentes. O objetivo é que os vereadores e o Executivo façam, entre os dias 22 e 24 de agosto, um itinerário para definir locais prioritários e urgentes. A presidente Nely Aquino disse que irá solicitar providências para que vereadores interessados façam esse trajeto em conjunto. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Reunião do Colégio de Líderes

Data publicação: 
segunda-feira, 1 Agosto, 2022 - 18:15
Suprimir Assunto: 
0
Tópicos: 
Braulio Lara
Bruno Miranda
Ciro Pereira
Cláudio do Mundo Novo
Colégio de Líderes
comissões permanentes
Duda Salabert
Fernanda Pereira Altoé
Gabriel
Henrique Braga
Irlan Melo
Iza Lourença
Juliano Lopes
Léo
Marcela Trópia
Nely Aquino
pessoa com deficiência
Professor Claudiney Dulim
Rede SUS-BH
Wilsinho da Tabu