Humor em hospitais, Caps e instituições para idosos em debate nesta quarta (29)
Uma das frases mais conhecidas de Patch Adams, o médico americano pioneiro no uso do humor como método de tratamento, é: “ao cuidar de uma doença, você pode ganhar ou perder; mas ao cuidar de uma pessoa, você sempre ganha”. Para discutir a importância e os benefícios de políticas públicas de humanização no ambiente hospitalar, a Comissão de Saúde e Saneamento realiza audiência pública nesta quarta-feira (29/10), às 13h. Realizada a pedido de Cláudio do Mundo Novo (PL), a reunião vai debater a relevância da “palhaçoterapia” não só em hospitais, mas também em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O encontro está marcado para acontecer no Plenário Helvécio Arantes e pode ser acompanhado presencialmente ou de forma remota pelo portal ou canal da CMBH no YouTube.
Bem-estar emocional e psicológico
Para Cláudio do Mundo Novo, a realização da audiência se justifica “pela necessidade de debater, capacitar e regulamentar a terapia do riso e humanização” em equipamentos públicos de saúde. Ele quer saber quais são as políticas públicas do gênero adotadas no município, a exemplo do projeto Guardiões do Riso.
“Cabe ao poder público buscar medidas que promovam o bem-estar emocional e psicológico da assistência hospitalar e a disponibilização, para a população, de humor como terapia, buscando criar um ambiente mais leve e menos angustiado aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, afirma.
Convidados
Para representar o Executivo, foram chamados a participar da audiência pública os secretários municipais de Saúde, Danilo Borges Matias; e de Assistência Social e Direitos Humanos, André Reis. Também estão entre os convidados a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Felisardo Rosa; a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond; a subsecretária de Assistência Social, Luana de Souza; e a secretária adjunta e subsecretária de Direitos Humanos, Luana Magalhães de Araújo Cunha.
Devem participar ainda a professora orientadora do projeto Sorrisos que Curam: a Prescrição Mais Feliz do Mundo, Viviane Campos Rodrigues; a médica e “palhaço de hospital” Flávia Horta; e Rodrigo Hildebrand Rogerio, do projeto Sociedade do Riso - Unimed. O deputado federal Eros Biondini (PL-MG) e a deputada estadual Chiara Biondini (PP) completam a lista de convidados.
Superintendência de Comunicação Institucional