Em audiência pública, BHTrans anuncia para outubro rotatória no Bairro Trevo

O trânsito caótico e o alto número de acidentes na junção da Avenida Dandara com as Ruas Petrópolis, Geraldo Orozimbo, Wanderlei Teixeira Matos e Estanislau Pedro Boardman, no Bairro Trevo, foram debatidos nesta segunda-feira (23/6) em audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Comércio, Indústria e Serviços. Solicitada por Wagner Ferreira (PV), a reunião contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias da região e do representante da diretoria de Sistema Viário da BHTrans, Ricardo Alves Godoy, que anunciou para outubro o início das obras de construção de uma rotatória no local. O anúncio foi comemorado pelos participantes. Confira aqui o resultado completo da reunião.
No início da audiência, Wagner Ferreira apresentou um vídeo com imagens do cruzamento e depoimentos de moradores e comerciantes que trabalham próximos ao cruzamento.
“É preciso tomar medidas com urgência, pois o fluxo de veículos é grande e os acidentes são frequentes no local”, afirmou Wagner Ferreira.
Dandara
A maioria dos participantes da audiência são moradores da Comunidade Dandara, que tem a Avenida Dandara como principal via de acesso. Alguns consideram que a construção de uma rotatória pode resolver o problema, como Alexandre Silva Carlos. Ele disse que o bairro tem evoluído, com a chegada de supermercados e outros equipamentos. “Isso é bom, mas algo tem que ser feito para melhorar o trânsito. Nossa maior necessidade hoje é uma rotatória para que os motoristas possam ter um entendimento melhor do que está certo e do que está errado, e mais segurança, principalmente para as crianças”. Segundo Alexandre, na Avenida Dandara passam muitos veículos escolares.
Pedidos em análise
A líder comunitária Sônia Maria Mendes relatou que já foram enviados diversos pedidos de providências para a BHTrans. “Eles vão lá, tiram foto, medem e vão embora. Quando a gente cobra, eles falam que está em análise, mas essa análise já dura sete anos”, disse.
Wagner Ferreira afirmou que há um desencontro de informações sobre qual seria a intervenção mais indicada para o local.
“Cada hora chega uma notícia diferente: vai ser rotatória? vais ser semáforo?”, perguntou o parlamentar.
Intervenção
Ricardo Alves Godoy, da diretoria de Sistema Viário da BHTrans, explicou que a instalação de semáforos não é indicada para o local, pois causaria grandes filas de veículos. Ele afirmou que a área é suficiente para fazer uma rotatória. “A rotatória é mais indicada para ordenar o fluxo com veículos menores. Estamos finalizando o projeto e vocês podem perguntar porque não foi feita antes a intervenção. Foi devido ao trânsito de caminhões pesados”, afirmou.
A presença de uma empresa de mineração na Rua da Pedreira trouxe ainda mais complexidade ao projeto, pois gera grande fluxo de veículos de carga. Segundo Ricardo, a solução encontrada pela BHTrans será a construção, a partir de outubro, de uma rotatória de concreto armado com uma diferenciação de pista de cerca de cinco centímetros. Ele explicou que os ônibus vão conseguir girar nesse espaço, mas as carretas, não. Assim, se necessário elas podem avançar um pouco sobre essa estrutura reforçada da rotatória.
Diante dessa possibilidade, um dos participantes questionou se os carros não poderiam passar “direto” sobre a rotatória, mas foi informado de que essa seria uma infração de trânsito e, também, poderia causar danos em veículos menores.
Outras vias
Milene Barbosa Ruas, moradora da região, conta que se acidentou na Avenida 9 de Abril, que tem trânsito intenso, e pediu a construção de um quebra-molas nessa via. Outra moradora, Valéria Cristina, também apresentou a mesma sugestão.
Já Camila Soares classificou o trânsito no cruzamento e nas vias do entorno como “insuportável" e pediu atenção para a Rua Camilo Torres. “Não há sinalização e os carros descem em alta velocidade”, relatou. Outras sugestões apresentadas por moradores foram a criação de faixas de pedestres e melhorias em passeios.
Encaminhamentos
Ricardo Alves Godoy disse que não tinha conhecimento das outras demandas da comunidade, por isso veio preparado para apresentar apenas a solução da rotatória. Já o vereador Wagner Ferreira explicou que todas as demandas relativas a outras vias do bairro serão organizadas em um documento e enviadas à BHTrans, sendo acompanhadas posteriormente.
Superintendência de Comunicação Institucional