Disponível em (https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br)


Posto de biometria eleitoral é inaugurado no Núcleo de Cidadania

Assunto: 
NOVO SERVIÇO
Professor Juliano Lopes, Ramom Tácio de Oliveira e outros convidados do evento de inauguração posam para a foto lado a lado
Foto: Cristina Medeiros/CMBH

A Câmara Municipal de Belo Horizonte inaugurou, nesta terça-feira (20/5), um novo ponto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para cadastramento biométrico de eleitores. O evento que celebrou a parceria ente a CMBH e o tribunal teve início no Plenário Amintas de Barros com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica Administrativa pelo presidente da Câmara, Professor Juliano Lopes (Pode), e o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, presidente do TRE-MG. Em seguida foi inaugurada a placa que será fixada no novo posto de coleta biométrica, representando o compromisso conjunto de promoção da cidadania e modernização dos serviços públicos.

Juliano Lopes destacou que o novo posto vai possibilitar a melhoria do índice de cadastramento biométrico na capital, contribuindo para uma maior agilidade nas eleições de 2026.

“Estamos trazendo para a Câmara Municipal, a Casa do Povo, democracia. Apenas 66% dos belo-horizontinos têm a biometria. Através da parceria com a Justiça Eleitoral, vamos sim trazer o povo, os 34% que restam”, declarou o presidente.

Para o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, o novo ponto busca aprimorar o acesso da população aos seus direitos democráticos.

“Nós temos o dever de trabalhar para que a democracia seja um palco de possibilidades de melhoria. E nós estamos aqui justamente para celebrar com o presidente desta Câmara Municipal, que, conosco, trabalha em prol da melhoria do acesso à Justiça, desenvolvendo ações para que a Justiça Eleitoral não fique longe da população mineira”, afirmou o presidente do TRE-MG.

Para o presidente da CMBH, a presença do desembargador Ramom de Oliveira no evento fortificou os laços da CMBH com a Justiça Eleitoral. O presidente do TRE-MG, por sua vez, ressaltou a importância da Câmara Municipal como um pilar da democracia.

Após a inauguração da placa, as autoridades seguiram para o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal para a cerimônia simbólica de corte de fita, marcando a inauguração do novo posto de cadastramento biométrico. Na sequência, o presidente Professor Juliano Lopes apresentou ao desembargador a Coordenadoria de Assuntos Sociais (Cooass) da CMBH, que administra outros serviços oferecidos à população, como posto de identificação, juizado de conciliação e ponto de acolhimento e orientação à mulher em situação de violência. 

Serviços

Além do cadastramento biométrico, o alistamento eleitoral, a transferência de título de eleitor e a emissão de certidões e requerimentos também estão entre os serviços oferecidos no ponto do TRE-MG na Câmara. O posto vai funcionar no Núcleo de Cidadania da CMBH, com entrada pela portaria da Avenida Churchill, 505, Bairro Santa Efigênia. O objetivo é que o local atenda até 80 pessoas por dia.

Superintendência de Comunicação Institucional

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre CMBH e TRE-MG + Inauguração do Posto de Cadastramento Biométrico de Eleitores

Data publicação: 
terça-feira, 20 Maio, 2025 - 14:15
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Câmara Municipal terá ponto para cadastro de biometria de eleitores
Tópicos: 
inauguração
Justiça Eleitoral
posto de atendimento
Professor Juliano Lopes
TRE-MG