Comissão de Meio Ambiente irá verificar condições de drenagem da Rua Barroso Neto

O alto volume das chuvas observado em outubro pode reforçar a preocupação de vários moradores de Belo Horizonte com a possibilidade de inundações em ruas ou bairros. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza nesta quinta-feira (21/10), às 9h, visita técnica para averiguar a situação de drenagem da Rua Barroso Neto, no Bairro Estrela Dalva, Região Oeste da capital. Solicitada por Wanderley Porto (Patri), a visita será iniciada na Rua Barroso Neto, número 85.
No requerimento, Porto afirma que os moradores da localidade explicam que algumas casas estão situadas abaixo do nível da rua. O sistema de escoamento de água não comporta o volume no período chuvoso, causando inundações. O vereador conta, ainda, que a falta de drenagem faz com que a água invada as casas. “Trata-se de uma demanda antiga. Identificar as demandas referentes à drenagem e risco geológico é crucial para mantermos a segurança durante o período chuvoso”, disse, acrescentando que tem solicitado atenção especial da Prefeitura para esta questão.
Foram convidadosrepresentantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e o coordenador de Administração Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto.
Chuvas e alagamentos
Seis regiões da capital mineira, entre elas a Região Oeste, já ultrapassaram a média histórica de chuvas de outubro após a primeira quinzena do mês. As outras regiões que excederam os níveis pluviométricos anteriores foram Centro-Sul, Venda Nova, Barreiro, Noroeste e Pampulha. Desde o início do mês, a região Noroeste de BH concentra a maior parte da chuva, com precipitação de 141,4 mm, 35,1 pontos percentuais acima da média histórica. A região Oeste teve precipitação de 121,4mm, 16 pontos percentuais acima da média histórica.
Este mês de outubro foi considerado o mais chuvoso da capital mineira nos últimos 11 anos, com volume de chuvas de 208,2 milímetros até as 9h do dia 20, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dados do Inmet prevêem que as chuvas irão perder força nos próximos dias, com retorno no domingo.
Uma chuva forte que atingiu a região Oeste na tarde de segunda-feira, dia 18 de outubro, causou alagamentos nas proximidades do terminal ferroviário no bairro Pilar, na divisa com o Bairro Olhos D’água. Na mesma data, registros mostraram a Avenida Francisco Sá totalmente coberta pela água, impedindo a passagem de veículos. No dia 8 deste mês, as chuvas fizeram com que o ribeirão Arrudas transbordasse e a avenida Tereza Cristina, na altura do Bairro Vila São Paulo, na região Oeste de Belo Horizonte, bem na divisa entre Belo Horizonte e Contagem, ficasse mais uma vez inundada. Diante desse cenário, a visita técnica da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana pretende buscar intervenções do poder público para proteger os moradores da Rua Barroso Neto, no Bairro Estrela Dalva, que sofrem com as chuvas fortes.
Superintendência de Comunicação Institucional