Audiência a ser realizada no dia 10 irá debater acesso ao Bairro São Paulo

O acesso de veículos e pedestres ao Bairro São Paulo será tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 10 de dezembro, às 13h30. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (3), quando os vereadores também decidiram enviar requerimento ao Gabinete do Prefeito Alexandre Kalil para obter informações sobre o andamento da obra de canalização do Córrego Jatobá. O Colegiado ainda recebeu da PBH resposta à sugestão de implementação de auxílio financeiro aos motoristas do transporte privado escolar durante a pandemia. De acordo com a PBH, a sugestão será levada em consideração.
Para participar da audiência sobre o acesso ao Bairro São Paulo e as possíveis mudanças que possam vir a ser implementadas serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e lnfraestrutura, da Secretaria Municipal de Política Urbana, da BHTrans, da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste e de lideranças do bairro. De autoria dos vereadores Edmar Branco (PSB) e Reinaldinho (Pros), a audiência pública ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, e poderá ser acompanhada tanto ao vivo quanto após sua realização por este Portal. Por meio de formulário eletrônico, o cidadão pode participar da audiência, enviando perguntas, comentários e sugestões.
Inundação no Barreiro
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário requereu ao Gabinete do Prefeito Alexandre Kalil informações sobre o andamento de obra de canalização do Córrego Jatobá em seu trecho fechado sob a Avenida Delfino Francisco Xavier, entre a Avenida Djalma Vieira Cristo até a Rua Francisco Martins Marques, no Vale do Jatobá, Regional Barreiro.
Em fevereiro deste ano, o vereador Wesley Autoescola já havia apresentado requerimento ao Executivo solicitando informações sobre a obra. Naquela ocasião, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura havia informado que estava na fase de contratação de projetos, cuja previsão seria para o segundo semestre do ano atual. Estando no período chuvoso, o parlamentar volta a questionar o Executivo sobre a obra, uma vez que o referido trecho sob a Avenida Delfino Francisco Xavier sofre inundações recorrentes, mesmo com chuvas mais amenas. De acordo com Wesley Autoescola, “aparentemente, a tubulação não comporta a vazão da água que vem pelo trecho aberto, fazendo com que a água se acumule na entrada da canalização e transborde, inundando todo o trecho de via citado”.
Transportadores escolares
O Colegiado sugeriu ao prefeito que seja realizado um empréstimo financeiro aos motoristas do transporte privado escolar no período de pandemia. Uma vez encerrada a crise sanitária, os transportadores prestariam serviços ao Município como compensação ao auxílio financeiro recebido. Entre as possibilidades de serviços a serem prestados está o transporte de estudantes para excursões e eventos. Os motoristas também poderiam levar idosos ou pessoas que necessitassem de atenção especial para tratamentos de saúde.
A sugestão foi encaminhada ao Executivo no mês de julho; já a resposta foi enviada pela Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social na segunda quinzena de novembro. Na resposta, que esteve na pauta da Comissão nesta quinta, o Executivo informou que a sugestão seria levada em consideração.
Wesley Autoescola informou que a PBH estudou a possibilidade de implementação de tal auxílio aos transportadores escolares, mas alegou estar impedida de implementá-lo em decorrência de impossibilidade legal para tanto. O parlamentar espera que, uma vez encerrado o período eleitoral, que era apresentado como impeditivo legal, a implementação da sugestão em benefício dos transportadores venha a ser novamente estudada pelo Executivo.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional