Belo Horizonte ontem e hoje: Poder Legislativo sempre presente

05/10/2023
Data final:
31/12/2024

Esta exposição faz uma singela reflexão sobre a cidade de Belo Horizonte a partir das trajetórias dos Poderes Legislativo e Executivo da capital mineira. Apresentamos aqui  alguns marcos da cidade ao longo do tempo, como a própria discussão legislativa que deu origem à Nova Capital de Minas, ou a primeira experiência democrática de Belo Horizonte: A primeira Câmara Municipal (1936-1937). A mostra aborda diferentes aspectos da sociedade: cenários culturais, marcos políticos, inauguração de instituições, manifestações populares, transformações urbanas e ambientais, dentre outros acontecimentos da vida urbana.

A exposição, realizada pela CMBH, remonta os 18 anos de convênios com o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) que guarda a memória do Executivo e do Legislativo da nossa capital.

O APCBH-FMC desenvolve parcerias com a CMBH desde sua fundação em 1991. Em 2005, foi oficializada a parceria por meio da assinatura do primeiro Convênio de Cooperação Técnica. Desde então, o Arquivo recolheu cerca de 1500 metros lineares de documentos textuais, 500.000 fotografias, além de milhares de documentos audiovisuais. A partir de 2014, a parceria passou a abarcar pesquisas históricas e ações de difusão cultural sobre a História de Belo Horizonte.