Disponível em (https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br)


Comunidade escolar reclama de extinção de turmas e transferência de estudantes

Assunto: 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
fachada de escola infantil do município
Imagem: Google

Pais, professores e estudantes da Escola Municipal Polo de Educação Integrada do Barreiro e da Escola Municipal Paulo Mendes Campos estão temerosos com mudanças que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) estaria colocando em andamento nas unidades. As alterações, que incluiriam a descontinuidade da Escola Integrada, a extinção de turmas de 0 a 3 anos e a transferência de estudantes do terceiro ciclo para a rede estadual serão debatidas na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta terça-feira (2/12). A audiência pública, solicitada por Dr. Bruno Pedralva (PT), Iza Lourença (Psol) e Luiza Dulci (PT), será realizada no âmbito da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Marcado para ocorrer às 9h30, o encontro pode ser acompanhado presencialmente, no Plenário Camil Caram, ou por meio de transmissão ao vivo no portal e no canal da CMBH no Youtube.

Descontinuidade da Escola Integrada

De acordo com informações disponibilizadas pelo Sindicato dos trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede/BH), a Smed teria publicado no fim de novembro último, a Portaria 407/2025, que altera a localização e a denominação da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint), que a partir de 1º de janeiro de 2026 passa a se chamar E.M. Poeint – Milionários, deixando o prédio da Praça Modestino Sales Barbosa, no bairro Flávio Marques Lisboa, para funcionar na Rua Dona Luíza, nº 633, no bairro Milionários, ambos na Regional Barreiro. A portaria assegura a transferência dos profissionais e mantém a atual gestão à frente da nova unidade, entretanto, não menciona a continuidade do modelo pedagógico integral, o que tem despertado preocupação entre pais e alunos da unidade.  

Extinção de turmas e transferência de estudantes

Mudanças também estariam previstas no Centro de Educação Integral Imaculada Conceição (Escola Municipal Paulo Mendes Campos), na Região Centro-Sul. Para o local, a Smed teria informado, em reunião, a extinção das turmas de 0 a 3 anos, e a mudança de local de estudo de estudantes do 3° ciclo.

A informação repassada à comunidade escolar é que bebês e crianças serão encaminhados a creches conveniadas, e que os jovens, moradores principalmente da Vila Acaba Mundo, Barragem Santa Lúcia, Morro do Papagaio e Vila Estrela, iriam para a Escola Estadual Dona Augusta. Pais, entretanto, se queixam da infraestrutura da unidade do estado, que seria precária e não comportaria o projeto de educação integral desenvolvido na Paulo Mendes Campos.

Convidados

Além de gestores da Secretaria Municipal de Educação, são esperados para a audiência pública representantes do Gabinete do Prefeito; do Sind-Rede/BH e das diretorias da Escola Municipal Paulo Mendes Campos e da Escola Municipal Polo de Educação Integrada.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
segunda-feira, 1 Dezembro, 2025 - 11:15
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Entidades que atuam no Escola Integrada querem aumento de repasses
Transferência de crianças de creche na Vila Acaba Mundo deve ser só em 2024
Comissão vai apurar reclamações de atraso de salários em creche conveniada
Comissão quer informações sobre escola interditada há dois anos para reparos
Tópicos: 
Comissão de Educação Ciência Tecnologia Cultura Desporto Lazer e Turismo
Dr. Bruno Pedralva
Iza Lourença
Sugestão de pauta
Luiza Dulci