Participantes do Parlamento Jovem votam propostas na plenária municipal

Alunos do ensino médio que participam da edição 2025 do Parlamento Jovem (PJ) se reuniram no Plenário da Câmara de BH na tarde desta quinta-feira (26/6) para discutir e votar as propostas sobre o tema “Juventude e Direitos Culturais”, elaboradas por eles com o apoio de servidores do Legislativo. As duas mais votadas de cada um dos três subtemas serão levadas à etapa regional, onde serão apreciadas por estudantes de outros 11 municípios mineiros. Na mesma reunião, foram eleitos os dois colegas que coordenarão o grupo no Polo Regional e disputarão o cargo de representante de Belo Horizonte na etapa estadual. Os jovens parlamentares escolheram ainda o tema que será sugerido para a próxima edição (2026): "Impacto das novas tecnologias na juventude".
Depois de defender as respectivas candidaturas, os aspirantes a representantes do grupo foram escalados para conduzir a apreciação das propostas, dividida em três subtemas - ‘A Juventude e a Cultura como Direito’, ‘A organização das Políticas Culturais e a Participação Social’ e ‘Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania’. Os estudantes destacaram a satisfação e a importância de participar do projeto e o interesse em coordenar os trabalhos na próxima etapa, escutando e valorizando cada um dos participantes.
Antes da votação, as propostas foram lidas pela Mesa e discutidas pelos estudantes, que se manifestaram sobre as medidas. Após a contagem dos votos, foram anunciadas as duas mais votadas de cada subtema, que vão compor o documento-base da etapa regional ao lado das propostas selecionadas nos outros municípios participantes. Este ano, a capital mineira compõe o Polo Central da etapa regional, juntamente com Belo Vale, Brumadinho, Confins, Corinto, Curvelo, Lagoa Santa, Ouro Branco, Pedro Leopoldo, Sabará, São José da Lapa e Vespasiano.
No subtema ‘A Juventude e a Cultura como Direito’, por exemplo, as duas mais votadas buscam democratizar o acesso dos jovens à cultura, incentivar e facilitar sua participação em atividades e eventos culturais, propondo, respectivamente, a gratuidade de ingressos para jovens de 15 a 29 anos beneficiários de programas sociais e a criação de um portal virtual para divulgar eventos culturais que acontecem nos municípios, além de passe livre no transporte público local e intermunicipal para chegar até eles.
Conheça o PJ Minas
Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e as Câmaras dos municípios participantes, o Parlamento Jovem (PJ) é um projeto de formação política e cidadã que proporciona a estudantes do ensino médio e superior a oportunidade de debater temas de interesse coletivo, conhecer os processos de discussão e elaboração de leis e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
Na etapa municipal, os estudantes participam de atividades orientadas para desenvolver habilidades de expressão, retórica e desinibição, oficinas de formação política e discussões temáticas para diagnosticar necessidades e buscar soluções através de pesquisas, estudos e elaboração de propostas sobre o tema da edição, como o apoio de alunos da PUC Minas e servidores da Câmara.
Em Belo Horizonte, neste ano, participam do PJ 60 estudantes, alunos da Escola Estadual Augusto de Lima, Escoa Estadual Henrique Diniz, e Instituto Educacional Evangélico Monte Sião; e trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom).
Superintendência de Comunicação Institucional