Comissão fiscalizou obras de reforma do Restaurante Popular

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizou visita técnica, nesta terça-feira (29/4), para averiguar o andamento da reforma de Restaurante Popular II, que fica na Rua Ceará, no Bairro Santa Efigênia. O atraso nas obras, que chega a quase 60 dias, foi criticado pelo vereador Pedro Patrus (PT), requerente da visita. Segundo o parlamentar, a necessidade de reabertura é urgente, uma vez que a unidade atende grande contingente de pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, além de equipes e usuários de hospitais e unidades de sáude do entorno. Antes do fechamento, o restaurante oferecia mais de 4.500 refeições por dia.
O tema já havia sido debatido em audiência pública realizada em agosto do ano passado, pela mesma comissão, também por requerimento de Pedro Patrus. Na oportunidade, a prefeitura informou que esperava finalizar as reformas até fevereiro deste ano. No entanto, durante a visita, os parlamentares puderam constatar que as obras estão paradas e que ainda faltam diversas intervenções: muitas paredes ainda estão na fase de reboco. Além disso, procedimentos demorados, como instalação de elevadores para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, ainda não foi foram finalizados.
Segundo Heloiza Maria Costa Leão Calumby, gerente de obras da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), os atrasos são resultado de alterações em projetos técnicos e de mudanças nas planilhas de custos, que estavam defasadas em relação a preços praticados no mercado da construção civil. A expectativa, segundo ela, é que os trabalhos sejam retomados em no máximo 30 dias, e que o restaurante reformado seja entregue à população até dezembro de 2014.
Membro da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, o vereador Orlei (PTdoB) se afirmou confiante no trabalho da Prefeitura e no cumprimento dos prazos estipulados. Pedro Patrus, por sua vez, lembrou que a Comissão vai acompanhar de perto o cumprimento dos prazos e do novo cronograma de obras, no intuito de garantir, tão cedo quanto possível, a retomada do funcionamento do restaurante.
Superintendência de Comunicação Institucional