Disponível em (https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br)


Nova Intranet funciona em caráter experimental

Assunto: 
COMUNICAÇÃO

Fica cada vez mais evidente que nenhuma entidade - quaisquer que sejam seus objetivos -  pode prescindir do uso dos novos recursos tecnológicos de comunicação possibilitados pela Internet. Com o objetivo de acompanhar esses avanços, a Superintendência de Comunicação Institucional (SUPCIN) da Câmara Municipal, em parceria com a Divisão de Informática, propõe uma renovação na Intranet da Casa.
 
Com novos layout e programação, a versão renovada da intranet se apresenta como um canal eficaz de comunicação entre a Câmara e seus departamentos. A intenção é aumentar a velocidade na divulgação e distribuição das informações, atentando também à redução de custos tais como impressão de documentos e ligações telefônicas.
 
A grande novidade oferecida pela intranet é o clipping em versão digitalizada, permitindo que os vereadores, servidores e funcionários recupem matérias com mais facilidade. Outra novidade é a galeria de fotos que vai resgatar, entre outras atividades, as exposições artísticas realizadas na Câmara.
 
Perspectivas
 
Se as novidades são muitas, as possibilidades são ainda maiores. O projeto de uma nova Intranet, é, na verdade, um plano de renovação constante que deve contar com a colaboração de todos os setores da Câmara.
 
O superintendente de Comunicação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Guilherme Minassa, acredita que a Intranet é um veículo muito eficiente para atender ao público interno da Casa. “Além de auxiliar os funcionários nos serviços burocráticos, ela vai diminuir o desperdício de papel, uma questão bastante discutida na Câmara”, afirmou. “Como o acesso é restrito aos vereadores e servidores, a idéia é que, futuramente, a intranet ofereça informações como contracheque e outros serviços”, explicou Minassa.
 
Criação
 
A Divisão de Informática, através do seu grupo de desenvolvedores, foi responsável pela elaboração e criação da ferramenta. Segundo o servidor Rafael Guimarães, responsável pelo visual da ferramenta, o processo de implementação de uma intranet é demorado e complexo. “Analisar as verdadeiras necessidades dos setores e dos serviços a serem disponibilizados via intranet é mais trabalhoso que desenvolver as ferramentas”, disse.
 
Em relação à manutenção da página, Rafael explicou que cada setor possui uma pessoa responsável pela atualização do conteúdo pertinente a sua área. A manutenção do sistema fica a cargo da Divisão de Informática.
 
Os usuários podem encontrar na página informações das diretorias e divisões da Casa como da Diretoria do Legislativo (DIRLEG), que disponibiliza formulários, requerimentos, comunicações, respostas, programação de reuniões, consulta à legislação municipal, consulta às reuniões, consulta a projetos de lei e arquivos distribuídos. Já a Diretoria de Administração e Finanças (DIRAFI) disponibiliza as declarações mensais de ajuda de gabinete, além das outras despesas executadas durante o ano.  A Diretoria de Recursos Humanos também divulga suas atividades e utiliza uma parte do espaço para as últimas notícias.
 
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).

Data publicação: 
terça-feira, 30 Setembro, 2008 - 21:00