Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial se reúne na Câmara

A Frente Parlamentar pela Promoção da Igualdade Racial tem como propósito contribuir para o fortalecimento dos movimentos sociais e organização do povo negro, indígena e demais grupos étnicos em Minas Gerais. Pretende, também, conseguir aprovar o Estatuto da Igualdade Racial no Congresso Nacional, garantir recursos no Orçamento do Estado, estimular os municípios a implantar políticas públicas de inclusão e exigir a demarcação de terras para comunidades remanescentes de quilombos e indígenas no estado.
Direito das minorias
De acordo com Paulão, essa primeira reunião é importância para pontuar as ações a serem desenvolvidas na Câmara em homenagem aos negros: “A Frente vai somar com a realização desse movimento pela construção da democracia racial brasileira, em um País com mais de 100 mil negros e indígenas que precisam ser incluídos para que se faça justiça social”.
A militante da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, Kátia Santos, destacou a relevância de tratar dos assuntos de interesse dos negros: “Vamos atuar em áreas distintas; temos que destacar a saúde, educação, infra-estrutura, produção de conhecimento, disputas fundiárias e respeito à cidadania e direitos humanos das minorias”.
Semana cultural
A elaboração da semana da cultura negra integrará a comemoração do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro. O evento contará com apresentações de grupos musicais afro-brasileiros, homenagens a educadores das comunidades carentes do município e explanação sobre a diversidade religiosa entre os negros.
O espaço cultural da Casa abrigará exposições de artes negras e serão utilizados os plenários Amintas de Barros, JK e Paulo Portugal para realização de palestras e seminários em horários alternados, no qual serão abordados temas como: inserção no mercado de trabalho e as dificuldades enfrentadas dentro da universidade.
“Outras reuniões aconteceram no decorrer dos próximos dias a fim de aprimorar as discussões dos assuntos tratados, para que possamos desmistificar o preconceito racial”, ressaltou o vereador Paulão.
Informações no gabinete do vereador Paulo Santos “Paulão” (3555-1192/1193)