Em pauta nesta sexta (15), vôlei adaptado para maiores de 50 anos
Chamada de Câmbio, atividade tem regras que controlam impactos físicos. BH como capital do queijo artesanal também pode ser apreciada
Foto: Márcio Rodrigues/Sesc/RS
Com o objetivo de incentivar a atividade física entre pessoas com 50 anos ou mais, o PL 425/2025 reconhece o “Câmbio – Vôlei Adaptado para a Terceira Idade” como prática esportiva na cidade. De autoria de Diego Sanches (Solidariedade), a proposta está na pauta do Plenário nesta sexta-feira (15), a partir das 14h30, em 1º turno. Também previsto para ter sua primeira apreciação, o PL 639/2026, assinado por Maninho Felix (PSD), prevê o reconhecimento de Belo Horizonte como “Capital do Queijo Artesanal de Minas (QAM)”. Ambos os projetos serão aprovados se obtiverem o voto favorável da maioria dos presentes. A reunião pode ser acompanhada presencialmente no Plenário Amintas de Barros, ou por meio do portal ou canal da CMBH no YouTube.
Impactos positivos comprovados
Ao incentivar a atividade física entre pessoas com 50 anos ou mais, a proposta de Diego Sanches busca promover inclusão social, qualidade de vida e fortalecimento de vínculos comunitários. O PL 425/2025 define as principais regras da modalidade adaptada do voleibol, como a possibilidade de segurar a bola antes do passe, e organiza as equipes por faixas etárias: máster, sênior e super sênior. Segundo o parlamentar, o câmbio é uma modalidade esportiva desenvolvida especificamente para pessoas idosas, com regras que eliminam impactos físicos excessivos e valorizam a cooperação, a ludicidade e o respeito ao ritmo dos participantes.
“A prática regular dessa atividade tem impactos positivos comprovados na prevenção de doenças crônicas, redução do sedentarismo, na saúde mental e emocional e na ampliação de redes de apoio social”, afirma Diego Sanches.
“Capital do Queijo Artesanal de Minas”
Também na pauta, deve ser votado de forma inicial a proposta de Maninho Felix que propõe que Belo Horizonte seja reconhecida como “Capital do Queijo Artesanal de Minas (QAM)”. A medida prevista no PL 639/2025 altera a Lei 11.397/2022 e autoriza o Município a apoiar festivais, feiras, exposições culturais e gastronômicas ligadas ao queijo mineiro, além de incentivar eventos comemorativos em datas dedicadas ao produto. São previstas também ações de fortalecimento da cadeia produtiva do queijo artesanal, incluindo apoio a produtores, feirantes e empreendedores do setor.
“Belo Horizonte, como capital do Estado e relevante polo gastronômico e cultural, exerce papel estratégico na valorização da cultura alimentar de Minas Gerais”, afirma Maninho Felix.
Tramitação
Caso obtenham os votos necessários, os dois projetos seguem para apreciação de 2º turno, quando as emendas apresentadas serão avaliadas nas comissões.
Superintendência de Comunicação Institucional


