CENTRO DE SAÚDE PALMEIRAS

Infiltrações e falta de espaço físico são problemas a serem corrigidos na unidade

Em visita técnica, foram observados, ainda, persianas e toldos danificados e falta de material odontológico

terça-feira, 11 Dezembro, 2018 - 15:00
Vereador Irlan Melo, Patrícia Aparecida Mariano Sarmento, enfermeira do Centro de Saúde Palmeiras, e Maria Lúcia Parreiras de Carvalho, da Diretoria Regional de Saúde Oeste, em visita técnica à unidade

Rafa Aguiar / CMBH

Persianas, proteção externa e toldos danificados, falta de espaço físico e problemas de infiltração em salas e consultórios. Esse foi o cenário encontrado pela Comissão de Saúde e Saneamento, no Centro de Saúde Palmeiras, Região Oeste da capital, nesta terça-feira (11/12). Conforme constatou o vereador Irlan Melo (PR), que requereu a visita, o posto vem ampliando a cada dia sua demanda desde a inauguração, em 2004, realizando, hoje, cerca de 120 atendimentos por dia e totalizando 17 mil usuários. Atualmente, devido a aposentadoria da gestora anterior, a unidade aguarda a chegada da nova gerência, por meio de processo seletivo.

Com nove consultórios, o posto conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo médico, enfermeiro e 4 agentes comunitários de saúde (ACSs). O Centro de Saúde Palmeiras possui, também, uma equipe de apoio, composta pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), incluindo psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, homeopata, pediatra e educador físico. A área de Zoonoses é formada, por sua vez, por 8 agentes de combate a endemias (ACEs). Na Odontologia, a unidade conta com 2 dentistas, que atendem, em média, 16 pessoas por dia, verificando-se a falta de um profissional na área. Apurou-se, ainda, no setor, a falta de alguns insumos, como ponta centrix, para aplicação de materiais dentários, e luvas XP.

Problemas apontados

Uma das dificuldades relatadas pelos profissionais foi a falta de espaço físico. Segundo eles, é necessário ampliação da sala de vacinação e da construção de uma sala de atendimento para a equipe do Nasf. Foram constatados, também, problemas de infiltração na sala de acolhimento e no almoxarifado e a existência de toldos danificados na Odontologia e em área externa, que precisam ser substituídos. Na área externa, especificamente, o telhado oferece risco de queda, devido a ferrugem encontrada em sua sustentação. Nos consultórios médicos, verificou-se que as persianas também precisam ser trocadas; e na área externa, a concertina, que protege o muro, precisa de manutenção.

Na visita, observou-se a ausência de uma placa de identificação na entrada do posto, sugerindo-se, ainda, na oportunidade, o fechamento de um espaço descoberto, próximo à recepção, para melhor aproveitamento do local. Outro problema apontado no centro de saúde foi a falta de medicamentos de pressão.

Encaminhamentos

Para o vereador Irlan Melo, os consultórios são bons em termos de tamanho e a estrutura do posto é adequada. Entretanto, algumas medidas pontuais precisam ser tomadas, para solucionar problemas como manutenção das persianas, concertinas e toldos danificados; correção das infiltrações e melhoria da disponibilidade de suprimentos. “Encaminharemos um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, à Secretaria de Assuntos Institucionais e à Comissão de Saúde e Saneamento, solicitando essas alterações, para que tudo seja, em breve, corrigido e para que a população possa continuar a ser bem atendida, já que o posto atende aproximadamente 20 mil pessoas”, concluiu.

A Comissão foi recebida pela enfermeira Patrícia Aparecida Mariano Sarmento. Participaram da visita Maria Lúcia Parreiras de Carvalho, da Diretoria Regional de Saúde Oeste, e Leonardo Fernandes de Melo, da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste.

Comissão de Saúde e Saneamento - Visita técnica ao Centro de Saúde Palmeiras, para vistoriar as condições estruturais, de higiene e atendimento do Centro de Saúde Palmeiras.