CONHEÇA O LEGISLATIVO

Você sabia que a Câmara de BH recebe visitas guiadas?

Qualquer pessoa ou grupo interessado pode solicitar o serviço e agendar uma visita gratuitamente

quarta-feira, 19 Outubro, 2016 - 18:15

Além de palco de decisões que afetam o presente e o futuro da cidade e de atividades tipicamente políticas, a Câmara de BH ainda realiza um importante trabalho educativo, voltado a fortalecer a consciência cidadã e o espírito cívico da população. Capitaneada pela Escola do Legislativo, uma dessas iniciativas é o projeto Visite a Câmara, que recebe estudantes, grupos organizados e indivíduos que querem conhecer melhor o trabalho dos vereadores. Só nos últimos quatro anos, mais de 8 mil pessoas participaram das atividades formativas, aprendendo um pouco mais sobre o processo democrático na capital mineira.

Por meio do Visite a Câmara, que funciona desde 2008, o parlamento municipal abre suas portas a estudantes e outros cidadãos, com o objetivo de compartilhar informações sobre a história política da cidade, a atividade parlamentar e os mecanismos institucionais que permitem ao cidadão participar do processo de deliberação política.

As atividades do projeto envolvem tanto a realização de palestras, quanto visitas guiadas a diferentes espaços da Casa. Ministradas por servidores da Seção de Formação de Cidadania (Seccid), as palestras abordam temas ligados à politica, participação e organização do Estado Brasileiro, com enfoque no papel do Poder Legislativo, sempre em formato e linguagem adequados aos diferentes públicos.

Já nas visitas guiadas, o público tem a possibilidade de acompanhar, discussões e votações em Plenário, além de conversar com vereadores e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Casa.

O Visite a Câmara foi antecedido por iniciativa semelhante, desenvolvido pelo Cerimonial do Legislativo, mas que não está mais em atividade. Trata-se do projeto Cidadania e Paz, que se voltava à formação cidadã de crianças e adolescentes e contava com a participação de um parlamentar, que recebia os visitantes e falava sobre participação política e o funcionamento do parlamento municipal.

Público

Conforme explica Marcelo Sebastião, da Escola do Legislativo, desde 2012 mais de 8 mil pessoas já participaram do Visite a Câmara. Só em 2015, de acordo com o servidor, 41 visitas foram realizadas e 1580 estudantes foram envolvidos nas ações formativas. Ainda segundo Marcelo, a maioria dos participantes são alunos de escolas públicas, tanto do ensino médio, quanto fundamental. Com frequência crescente, contudo, a Escola vem recebendo também estudantes universitários, sobretudo de cursos ligados ao campo das Humanas, como Direito e Ciências Sociais.

“O projeto é importante não só por trazer o visitante para dentro da Casa, mas também por ajudar a descontruir mitos e visões sobre a política e a atuação parlamentar no Brasil”, destaca Marcelo.

Como participar

Escolas, instituições e pessoas físicas interessadas em conhecer o Legislativo de Belo Horizonte por meio do projeto Visite a Câmara podem inscrever-se pelo portal da instituição. Basta preencher um formulário online. As visitas podem ser agendadas no turno da manhã (8h30 às 11h) ou à tarde (14h às 16h30).

Superintendência de Comunicação institucional