TV CÂMARA

Nesta semana, festivais gastronômicos e locavorismo

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quinta-feira, 28 Abril, 2016 - 00:00

Belo Horizonte é considerada a capital nacional dos barzinhos e, a partir desse sucesso, surgiram os festivais gastronômicos, que tiveram início há 17 anos na cidade, com o “Comida di Buteco”, estendendo-se, posteriormente, ao “Botecar”, “Restaurante Week” e “Circuito do Espeto”. Os circuitos culinários da capital são o assunto do Câmara Debate desta quinta-feira (28/4).  Nesta sexta (29/4), o Câmara Entrevista tratará do locavorismo ou consumo local, costume que tem virado moda no mundo, que significa consumir alimentos produzidos perto de onde se vive, visando aproximar consumidor e produtor. As edições inéditas vão ao ar às 18h no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.

Em sua primeira edição, no ano 2000, o festival “Comida di Buteco” conquistou público e crítica. Em 2005, o festival  já era o maior concurso do gênero no Brasil e em 2008, a iniciativa ganhou outras capitais, tornando-se referência em todo o país. Na edição deste ano, será eleito no festival o melhor buteco do Brasil.

Com o passar dos anos, surgiram outros eventos do gênero em BH, como o Botecar, que teve início em 2014, quando opiniões divergentes motivaram a saída de um dos fundadores do Comida di Buteco. Na ocasião, muitos bares se juntaram, considerando que era necessário um resgate ao buteco de raiz, com os insumos originais, sem exigência de ingredientes e sem custo elevado.

Buscando, também, promover a gastronomia mineira, surgiu em BH o “Restaurante Week”,  conquistando um público cada vez maior a cada edição. Com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo a preços democráticos, durante o evento, os principais restaurantes da capital preparam um menu especial e os clientes podem degustar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa por um preço fixo. Este ano, começa na cidade o “Circuito do Espeto”, uma inciativa inédita que reunirá 30 casas e acontecerá entre os dias 25 de maio e 25 de junho.

Participarão do debate o organizador em BH do Restaurante Week, Guilherme Cruz, o organizador do Circuito do Espeto, Lucas Montandon, e o diretor executivo da Abrasel, Lucas Pêgo. O programa inédito vai ao ar nesta quinta.Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

CÂMARA ENTREVISTA

O programa Câmara Entrevista abordará o tema locavorismo, um costume que tem virado moda no mundo e significa consumir alimentos produzidos próximo de onde se vive, como é o caso das feiras orgânicas e feiras de produtores rurais. O objetivo é adotar uma atitude consciente e sustentável, beneficiando, assim, a saúde das pessoas.

Um dos princípios do locavorismo é dar preferência à produção local e não a produtos de supermercados, que muitas vezes percorreram um longo caminho até chegar à casa do consumidor. Segundo adeptos desse costume, o tempo gasto para o transporte prejudica o meio ambiente, devido à emissão de gazes poluentes por veículos. No caso de frutas e legumes, eles tendem a perder os nutrientes. Outra argumentação é que alimentos locais são produzidos por pequenos produtores, que utilizam menos adubos químicos, possibilitando, assim, uma alimentação mais saudável, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável, estimulando, ainda, a economia local.

Discutirão o tema Elena Ciciliotti, proprietária e idealizadora do Vila Verde Eco Alimentçaão, Duilio Campos, gerente de apoio a produção e comercialização de alimentos da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional e Signey Lino de Oliveira, professor de Marketing e Planejamento Estratégico da Puc Minas. O Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.