POSTO DE IDENTIFICAÇÃO

Emissão de carterias de identidade na Câmara será ampliada

sexta-feira, 29 Abril, 2016 - 00:00
Número de senhas vai passar de 40 para 72, distribuídas nos períodos da manhã e da tarde - Foto Divulgação CMBH

A partir da próxima semana, o atendimento do Posto de Identificação, serviço que pertence ao Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal, será ampliado para dois turnos. Anteriormente, para fazer a carteira de identidade, o cidadão era atendido apenas pela manhã, quando eram distribuídas 40 senhas e, agora, serão liberadas 36 senhas pela manhã e 36 à tarde, diariamente. O serviço é oferecido em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Defesa Social.

Conforme relatou o coordenador de Assuntos Sociais da Câmara de BH, Juliano Soalheiro de Almeida, foram realizadas várias reuniões com a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, com o objetivo de renovar o convênio para a ampliar o atendimento. No turno da manhã, a triagem da documentação ocorrerá a partir das 7h, iniciando-se o atendimento às 8h. Logo mais, às 11h, será aberta a conferência dos documentos para a distribuição de senhas à tarde, a partir das 13h.

Confira os procedimentos para fazer a identidade na Câmara de BH:

Documentação: se a pessoa for casada ou viúva, é necessária a apresentação de certidão de casamento original. Se separada, desquitada ou divorciada, ela deverá apresentar certidão de casamento original, com averbação da separação, desquite ou divórcio. Se a pessoa for solteira, deverá portar certidão original de nascimento, sendo aceitas certidões xerocadas somente autenticadas em Cartório de Notas, desde que estejam legíveis.

Fotos: o cidadão também terá que levar ao posto duas fotos 3 x 4 sem retoque, iguais e recentes ( 3 meses ). O fundo das fotos deve ser neutro.

Menores de idade: menores de 16 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e documentados.

Estrangeiros: caso tenha nascido no exterior, a pessoa deverá portar certidão original traduzida e transcrita, mas, nesse caso, a carteira de identidade só poderá ser confeccionada na Sede-Identificação, à Avenida Augusto de Lima, 1833, no Barro Preto.

Valores e forma de pagamento: a 1ª via é gratuita. Para a 2º via, o valor é de R$ 30,11. O interessado deve retirar a DAE (Documento de Arrecadação Estadual) no Posto de Identificação e efetuar o pagamento nos bancos: Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Itaú, Bradesco, agência lotérica ou nos Correios. Após o pagamento, deve retornar ao Posto para confecção da carteira de identidade, com a documentação exigida.

A guia também pode ser retirada pelo site www.fazenda.mg.gov.br. Procedimentos: clicar em Cidadãos - Documento de Arrecadação - Carteira de identidade. Depois de preencher os dados, inclusive o valor de R$ 30,11 no campo “Valor da Receita”, imprimir a guia e efetuar o pagamento nos bancos citados.