AVALIAÇÃO DOS USUÁRIOS

Em expansão, Centros de Saúde Itamarati e Trevo são elogiados

Equipamentos resultam da subdivisão de uma das unidades, demandada pelo aumento da população trazido pela ocupação Dandara

quarta-feira, 27 Abril, 2016 - 00:00
Insuficiente para acolher a demanda, C. S. Itamarati foi desmembrado e divide atendimentos com C. S. Trevo

Insuficiente para acolher a demanda, C. S. Itamarati foi desmembrado e divide atendimentos com C. S. Trevo

Limitação de espaço físico, falta de profissionais e de medicamentos têm sido os problemas mais frequentemente verificados nos centros de saúde da capital. Nas unidades Itamarati, no Bairro Paquetá, e Trevo, no bairro de mesmo nome, medidas como a construção de uma nova unidade e a duplicação do espaço destinado ao atendimento deverão amenizar a sobrecarga. Em visita técnica realizada nesta quarta (27/4) aos dois equipamentos, o vereador Veré da Farmácia (PSDC) constatou ainda dificuldades na contratação de médicos especialistas, como pediatra e ginecologista, e a normalização progressiva da oferta de medicamentos. O atendimento e a dedicação das equipes foram elogiados por usuários.

Integrante da comissão e requerente da visita técnica, Veré da Farmácia percorreu os dois equipamentos com o objetivo de verificar as condições físicas e estruturais e avaliar seu funcionamento. Segundo ele, a atividade vem sendo realizada em todas as regionais do município, com o objetivo de obter um panorama da saúde pública na capital, detectando falhas e pontos a serem aperfeiçoados.

Ao final, um relatório elaborado pela assessoria técnica da Casa será encaminhado ao Executivo, dando conhecimento dos pontos fortes e fracos do sistema, deficiências específicas de cada unidade, disponibilidade de insumos e recursos humanos e eventuais denúncias de usuários em relação ao atendimento prestado. Nas visitas desta quarta, observou-se um movimento atípico nas unidades, devido à greve do pessoal da saúde, e uma maior movimentação nos postos de vacinação, em razão da campanha em curso, para a qual são destacadas equipes de incremento.

Com relação aos medicamentos, de uma forma geral, as gerentes dos equipamentos afirmaram que os pacientes vêm sendo normalmente abastecidos com os remédios necessários; quanto aos rótulos que estavam em falta, conforme observado em inúmeras visitas técnicas da comissão, foi informada a ocorrência de pregão estadual nos dias 11, 12 e 13 de abril, o que garantirá a remessa de novos lotes e a normalização das deficiências que vinham ocorrendo.

Unidade subdividida

Após percorrer as instalações, conversar com servidores e usuários do C. S. Itamarati, localizado à Rua Anita Blumberg, no Bairro Paquetá, Veré identificou como principal problema a limitação do espaço físico, já que a unidade ocupa um imóvel antigo cujas instalações não comportaram o crescimento da população local. Por essa razão, a unidade foi desmembrada em duas, com a implantação de um “anexo” a 9 km de distância. De acordo com a gerente Aparecida Campos, o centro de saúde atende cerca de 300 pessoas ao dia, em um universo de abrangência que inclui em torno de 14.500 usuários.

A unidade conta com duas equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF), composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde, que realizam visitas domiciliares com fins de prevenção, orientação e acompanhamento da saúde dos moradores, encaminhando-os para o agendamento de consultas e tratamentos quando necessário. Nas instalações do centro de saúde, são disponibilizados ainda dois médicos e um enfermeiro de apoio e duas equipes completas de saúde bucal, além de atividades e atendimentos programados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com profissionais de nutrição, farmácia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e educação física.

Segundo ela, apesar de já estar autorizada, a unidade vem encontrando dificuldades na contratação de um ginecologista, devido à baixa oferta de profissionais no mercado. Quando necessário, o atendimento especializado é realizado nos centros de especialidades médicas, mediante encaminhamento. No local, os usuários Wanderson Faria e Lucia Casaverde elogiaram o atendimento, a dedicação e a competência da equipe. Casaverde afirmou, inclusive, que cancelou o plano de saúde por sentir-se melhor atendida na rede municipal.

Novo centro de saúde

O segundo equipamento a ser visitado, antes conhecido como “Anexo do Itamarati”, foi recentemente desvinculado daquele e hoje é denominado Centro de Saúde Trevo. Cláudia Capistrano explicou que a unidade, que já conta com quatro equipes do PSF, encontra-se dividida em dois imóveis, distantes aproximadamente 150 metros um da outro. Atualmente, a sede do equipamento vem sendo usada apenas pela equipe de zoonoses e pelos agentes comunitários de saúde, que percorrem as moradias da comunidade local e utilizam as instalações e equipamentos de informática da sede para a execução de atividades burocráticas como cadastramentos, alimentação do banco de dados e encaminhamentos.

Em breve, segundo a gerente Eni Braga, a sede passará a abrigar duas equipes PSF, enquanto as outras duas continuarão a atender no centro de apoio, que funciona em um imóvel alugado, onde o espaço, também restrito, foi melhor aproveitado com a utilização de divisórias. Eni explicou que a ampliação do espaço destinado ao atendimento do centro de saúde se deveu a um significativo aumento da demanda gerado pela ocupação da área hoje conhecida como Comunidade Dandara, que acrescentou cerca de 8 mil usuários ao universo de abrangência da unidade. Para dar conta, deverão ser contratados mais dez agentes comunitários de saúde.

Apesar do pouco espaço e da limitação do tempo de funcionamento – a unidade fecha às 16h -, a gerente destacou a organização, a adequação e o melhor aproveitamento dos espaços como essenciais para garantir o melhor atendimento possível aos moradores da região. Ela elogiou ainda a informatização da rede pública, que facilitou a conciliação entre as demandas de agendamento, a disponibilidade de consultórios e a agenda dos médicos.  Na sede, após cumprimento de todas as etapas burocráticas, serão instaladas as equipes de saúde bucal.

Em ambas as unidades visitadas, é feito o encaminhamento de pacientes a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou o agendamento de consultas nos centros de especialidades médicas; demandas mais simples e de menor risco são atendidas na própria unidade. Com a falta de profissionais de ginecologia e pediatria, os pacientes são atendidos por médicos generalistas e enfermeiros, ou encaminhados à unidade do Itamarati. No local, a equipe e o atendimento também foram elogiadas por usuários. “O atendimento é muito bom, e a Dra. Paula é maravilhosa”, garantiu o aposentado José Gomes, referindo-se a uma das médicas do local.

Superintendência de Comunicação Institucional