TV CÂMARA

Estatuto da Pessoa com Deficiência e zika vírus em pauta

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quinta-feira, 11 Fevereiro, 2016 - 00:00

O programa Câmara Debate desta quinta-feira (11/2) vai falar sobre o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e discutir o que os estudos revelam sobre a doença e quais as verdades e mitos que a cercam. Já o Câmara Entrevista, de sexta (12/2), abordará o que muda com o novo Estatuto da Pessoa com Deficiência, os principais pontos e demandas dessas pessoas. As edições inéditas vão ao ar às 18h, no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.

Descoberto em abril de 2015, o zika vírus tem provocado uma intensa mobilização e preocupação das autoridades de saúde no Brasil e no mundo. Os sintomas são febre, coceira e dores musculares, mas o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do zika com a microcefalia e investiga uma possível relação com a síndrome de Guillain-Barré. Por ser uma doença descoberta recentemente, ainda não se sabe como o vírus atua no organismo humano.

Para discutir o assunto foram convidados o vereador Doutor Nilton (PROS); a gerente de vigilância e informação da PBH, Maria Tereza da Costa Oliveira; e a professora titular do Departamento de Microbiologia da UFMG, Erna Kroon. O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, que traz regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades dos deficientes com o objetivo de garantir a essas pessoas inclusão social, cidadania, condições de acesso à educação e à saúde, entrou em vigor no dia (2/1). A nova legislação estabelece punições para atitudes discriminatórias.

Um dos avanços trazidos pela lei foi a proibição da cobrança de valores adicionais em matrículas e mensalidades de instituições de ensino privadas. O fim da chamada taxa extra, cobrada apenas de alunos com deficiência, é uma demanda de entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência.

Para discutir o assunto foram convidados o vereador Leonardo Mattos (PV); a representante da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB - MG), Ana Lúcia de Oliveira; e o gerente de atendimento jurídico e social da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Luiz Vilani. Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.