GRANDE COLAR 2015

Câmara homenageia entidades e personalidades pela atuação em BH

Destaques na ciência ou no lazer, na educação ou na política, dezenas de personalidades e instituições foram agraciadas, na noite desta sexta-feira (20/11), com a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal, o Grande Colar do Mérito Legislativo. A solenidade reuniu centenas de convidados para agraciamento de 50 pessoas e entidades por suas contribuições à sociedade no último ano. Em sua 13ª edição, a homenagem teve como patrono o político mineiro José Aparecido de Oliveira.

sexta-feira, 20 Novembro, 2015 - 00:00
Câmara homenageia entidades e personalidades por sua atuação na cidade. Foto: Eduardo Profeta/CMBH

Destaques na ciência ou no lazer, na educação ou na política, dezenas de personalidades e instituições foram agraciadas, na noite desta sexta-feira (20/11), com a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal, o Grande Colar do Mérito Legislativo. Em reconhecimento por suas contribuições à cidade de Belo Horizonte em 2015, a solenidade reuniu centenas de convidados para homenagear 50 pessoas e entidades de diferentes áreas de atuação. Em sua 13ª edição, a cerimônia foi realizada na sede da Câmara Municipal, marcando o retorno do evento à Casa Legislativa, após quatro anos sendo realizado em auditórios externos. Na data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a homenagem teve como patrono o político mineiro José Aparecido de Oliveira, primeiro ministro da Cultura nomeado no Brasil, criador da Fundação Cultural Palmares (FCP), voltada para a promoção e preservação da cultura afro-brasileira. O evento foi acompanhado por autoridades municipais, estaduais e federais, tendo como orador convidado, o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

“É uma alegria poder reabrir as portas da Câmara Municipal de Belo Horizonte para esta cerimônia, que homenageia tantas pessoas importantes para a nossa cidade, que muito nos ensinam com suas experiências e vitórias”, afirmou o presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães (PTN), abrindo a cerimônia. “Agradeço a cada um dos agraciados por tudo o que fizeram pelo nosso povo”, completou o parlamentar.

Representando os 50 homenageados, o governador Fernando Pimentel agradeceu a honraria, lembrando a importância desses diversos atores na construção da cidade. “Belo Horizonte abriga um em cada 10 moradores do estado de Minas Gerais.Orador convidado - Governador Fernando Pimentel. Foto: Eduardo Profeta A Região Metropolitana reúne ¼ da população estadual. Todos sabem da minha paixão por esta cidade e da importância que tem para toda Minas Gerais”, destacou o orador, parabenizando a atuação da Câmara e a recente aprovação do fim do recesso parlamentar no mês de julho.

O Grande Colar

Instituído pela Resolução nº 2.050 de 2003, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, o Grande Colar é entregue, anualmente, àquelas personalidades ou instituições que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento da cidade, do estado e do país em diversos aspectos. As indicações podem ser feitas pelos 41 vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, composto pelos membros da Mesa Diretora e o Corregedor da Casa.

Em 2015, em razão de mudanças estabelecidas pela atual gestão, e aprovadas pelos demais parlamentares, as regras de indicação e concessão do Grande Colar do Mérito Legislativo determinaram que a solenidade voltasse a ser realizada na sede da Câmara Municipal. Ainda, no lugar dos 99 agraciados da edição anterior, o evento desta noite homenageou 50 convidados, sendo um indicado por cada um dos 41 vereadores e outros nove pelo Conselho de Agraciamento.

Para o presidente Wellington Magalhães, a redução no número de medalhas é benéfica para a cidade, não apenas por gerar economia aos cofres públicos, mas por conferir maior relevância à honraria.

Patrono

A cada edição, a Câmara Municipal escolhe um patrono, que empresta à comenda seu nome e sua trajetória, como símbolo dos valores e princípios sintetizados por ele. Em 2015, o grande homenageado foi José Aparecido de Oliveira. Natural de Conceição do Mato Dentro (MG), o ex-secretário do presidente Jânio Quadros, ex-ministro do governo José Sarney, ex-governador do Distrito Federal e ex-deputado federal José Aparecido foi um homem público bastante popular e querido nos diversos círculos políticos e culturais.

Filho do grande homenageado da noite, José Fernando de Oliveira lembrou o carisma e talento político do pai, reconhecido por sua habilidade de conciliação e diálogo. Primeiro secretário estadual de Cultura de Minas Gerais e também o primeiro ministro da Cultura do país, José Aparecido de Oliveira foi o gestor responsável pela criação da TV Minas e, em esfera nacional, da Fundação Cultural Palmares.

Consciência Negra

Da direita para esquerda - Ver.Arnaldo Godoy (PT), Marcos Antônio Cardoso (Movimento Negro)Em uma feliz coincidência, nas palavras do presidente Wellington Magalhães, no dia em que todo o país lembra a luta do povo negro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte concedeu homenagem ao filósofo Marcos Antônio Cardoso. Atuando como analista de políticas públicas na prefeitura, Cardoso é referência na luta pela valorização da cultura negra e no combate ao racismo. O homenageado foi indicado pelo vereador Arnaldo Godoy (PT).

A lista de agraciados inclui diversos setores da sociedade, como artistas, jornalistas, médicos, professores, militares, empresários, líderes religiosos e políticos de destaque nos âmbitos municipal, estadual e federal, além de empresas e entidades que tenham colaborado para o crescimento da Capital. Confira aqui a lista completa.