AUDIÊNCIA PÚBLICA

Construção do Terminal Rodoviário São Gabriel será tema de debate

Entre os pontos a serem discutidos, os impactos causados ao Anel Rodoviário

segunda-feira, 5 Outubro, 2015 - 00:00
Entre os pontos a serem discutidos, impactos causados ao Anel Rodoviário - Imagem: BHTrans

O atraso no cronograma de construção do Terminal Rodoviário São Gabriel e impactos causados aos moradores da região, aos usuários de serviços a serem implantados e ao trânsito no Anel Rodoviário, com capacidade de fluxo saturada, serão assuntos discutidos em audiência pública da Comissão de Administração Pública, na próxima quarta-feira (7/10), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. A audiência foi solicitada pelo vereador Pedro Patrus (PT).

Conforme informou Patrus, a licitação da obra foi homologada há três anos e meio e, durante esse período, ocorreram vários impasses, devido à desapropriação de terrenos. O vereador explica que a última desapropriação foi realizada em janeiro deste ano, mas a limpeza da área ocorreu somente em junho de 2015. De acordo com o contrato, após a limpeza do terreno, a empresa tem um prazo de seis meses para iniciar a obra e de 18 meses para executá-la. Desta forma, a empresa está cumprindo o prazo estabelecido, mas a obra ainda não foi iniciada. Patrus relatou, ainda, que a área está sendo invadida, causando transtornos aos ocupantes, à prefeitura, às concessionárias e aos moradores.

O contrato também determina que o acesso de entrada e saída de ônibus do terminal seja feito pelo Anel Rodoviário, onde constata-se, diariamente, elevado o índice de acidentes, devido ao intenso o tráfego de veículos e caminhões. Atualmente, 45 mil passageiros circulam por dia no terminal rodoviário do Centro, estimando-se que, no Anel, o fluxo será ainda maior. Baseado nisso, Patrus propõe que seja avaliada não somente a execução da obra para a construção do Terminal Rodoviário São Gabriel, mas outra opção de acesso. Assim, conforme explicou Patrus, o objetivo da audiência é conhecer o cronograma da obra e abrir um diálogo com a Prefeitura de Belo Horizonte.

Foram convidados para a reunião representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Empresa de Transporte e Trânsito de BH (BHTrans), Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH, Associação de Moradores do Bairro São Gabriel e Dom Silvério, Administração Regional Nordeste, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).