PARTICIPAÇÃO POPULAR

Câmara Mirim e Parlamento Jovem têm sugestões aprovadas pela comissão

quinta-feira, 1 Outubro, 2015 - 00:00
Tiveram pareceres favoráveis propostas relativas a educação e a proteção do meio ambiente - Foto: Divulgação CMBH

A implantação da língua inglesa no ensino fundamental e a utilização de etanol em veículos de órgãos oficiais foram sugestões dos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem aprovadas na forma de projeto de lei e indicação, respectivamente, pela Comissão de Participação Popular, nesta quinta-feira (1º/10). Outra sugestão que previa aplicação de multa a donos de calçadas não acessíveis ou irregulares, que fazia parte da pauta, terá novo relator, já que o parecer pelo acolhimento na forma de indicação foi rejeitado.

A Sugestão de Proposição 47/2014 inclui na grade curricular dos anos iniciais do ensino fundamental o ensino da língua inglesa. A justificativa apresentada pelos participantes do Câmara Mirim, na edição de 2014, responsáveis pela sugestão, é que as crianças assimilam uma língua estrangeira, em particular, o inglês, com maior naturalidade, quando começam mais cedo. Dessa forma, poderão dedicar mais tempo ao aprendizado da língua-alvo, acumulando um conhecimento maior e mais sólido. Agora com o parecer favorável, a proposição se tornará um projeto de lei da Comissão de Participação Popular e começará a tramitar na Casa.

Outra proposta aprovada como Indicação ao Executivo foi a Sugestão de Proposição 63/14, do Parlamento Jovem 2013, que sugere a utilização de combustível etanol em veículos que servem aos órgãos oficiais e em veículos que sirvam à população. Os alunos justificam a proposição como uma forma de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Participaram da reunião os vereadores Veré da Farmácia (PSDC), Lúcio Bocão (PP), Vilmo Gomes, Reinaldo Preto Sacolão (PMDB) e Tarcísio Caixeta (PT).

Conheça os projetos

O Projeto Câmara Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte para o desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, visando a educação cidadã.  O projeto é desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do TRE-MG e o Centro Pedagógico da UFMG.

A cada ano, são eleitos 41 vereadores mirins, entre alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas municipais. No projeto, os vereadores mirins eleitos se reúnem uma vez por mês na Câmara, onde aprendem sobre processo legislativo, desenvolvem habilidades de oratória e de trabalho em equipe, discutem problemas enfrentados pela comunidade e formulam propostas para solucioná-los.

Ao final do projeto, as propostas são discutidas e votadas em sessão plenária e, posteriormente, encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal, que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las, em nome da comissão, para tramitação legal no Legislativo Municipal.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem BH (PJ BH) é um projeto de educação para a cidadania, realizado pela CMBH, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas e a PUC Minas. O projeto tem por objetivo promover uma reflexão sobre o papel do cidadão no contexto do Parlamento, contribuir para a construção de uma visão sistêmica da sociedade, de modo a possibilitar o diagnóstico de demandas da população e a busca de soluções, por meio de pesquisas, estudos e de apresentação de propostas ao Poder Público.

O público-alvo do PJ BH são estudantes de escolas públicas e particulares de ensino médio e estudantes universitários da PUC Minas, que recebem treinamentos sobre Poder Legislativo e atuam como monitores, desenvolvendo atividades como oficinas com alunos do ensino médio das escolas participantes.

Assista ao vídeo na íntegra.