VISITAS TÉCNICAS

Precariedade e reformas em escolas do Barreiro mobilizam vereadores

Comissão de Educação visitará a Umei Vila Pinho e a E.M. Ana Teixeira nesta quinta-feira (1º/10)

terça-feira, 29 Setembro, 2015 - 00:00
Precariedade e reformas em escolas do Barreiro mobilizam vereadores. Foto: Denis Dias/ Portal PBH

Pisos quebrados e ventilação precária estão entre os problemas estruturais vividos cotidianamente por funcionários e alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Lucas Monteiro Machado, conhecida como Umei Vila Pinho (Barreiro). Diante da situação, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará visita técnica à unidade, na próxima quinta-feira (1º/10), às 10h. No mesmo dia, pouco antes, a partir das 9h30, a comissão visitará também a Escola Municipal Ana Alves Teixeira, no Bairro Urucuia, para verificar a situação das obras de reforma iniciadas no local.

Instalada no Vale do Jatobá, na região do Barreiro, a Umei Vila Pinho é resultado de parceria público-privada (PPP) e apresenta grave deterioração, que tem preocupado a comunidade escolar. Autor do requerimento para a visita, o vereador Pedro Patrus (PT) explica que foi procurado por lideranças comunitárias da região, solicitando a fiscalização parlamentar sobre as condições estruturais do equipamento público e sua adequação ao serviço prestado.

Em reforma

Preocupada com a segurança dos estudantes e também com a possibilidade de interrupção das aulas, a comissão realizará visita técnica a três escolas municipais que estão passando por reformas de grande porte, sem a remoção dos estudantes. A primeira visita será nesta quinta-feira (1º/10), a partir das 9h30, na Escola Municipal Ana Alves Teixeira, no Bairro Urucuia (Barreiro). Autores do requerimento para a visita, Adriano Ventura (PT) e Professor Wendel (PSB) explicam que a intenção é verificar a situação das obras de reforma e os impactos gerados para estudantes, funcionários e toda a comunidade do entorno.

Ainda no mês de outubro, a comissão deve visitar a E.M. Secretário Humberto Almeida, no dia 9/10, às 9h30, e a E. M. Nossa Senhora do Amparo, no dia 15/10, também às 9h30.