VISITA TÉCNICA

Comissão fiscaliza entrega das obras do Hospital do Barreiro

Trabalhos devem ser concluídos até final de novembro. Também vistoriadas as obras do Complexo de Saúde Barreiro de Cima

quarta-feira, 2 Setembro, 2015 - 00:00

Até o final de novembro, as obras do Hospital Dr. Célio de Castro (Hospital Metropolitano do Barreiro) serão entregues à população, conforme garantiu a diretoria executiva do hospital, em visita técnica realizada nesta quarta-feira (2/9) pela a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal. Conforme apuraram os vereadores, 85% da obra, com custo estimado de R$ 300 milhões, já foi finalizada. Também vistoriadas nesta manhã, as obras do Complexo de Saúde Barreiro de Cima, com custo aproximado de R$ 12 milhões, encontram-se em fase de acabamento, com previsão de entrega em fevereiro de 2016.

Segundo o diretor executivo do Hospital Metropolitano do Barreiro, Flávio Duffles, o contrato determina que, até o final de novembro, a obra deve ser entregue pela construtora e, dentro de um ano, todo o hospital estará em pleno funcionamento. Doffles informou, ainda, que o custo aproximado da obra é de R$ 300 milhões, em sete anos de construção, e que a prefeitura vem discutindo, com o governo federal e estadual , a definição do recurso para custeio do hospital, estimado em R$ 280 milhões por ano, sendo 50% do governo federal, 25% do estado e 25% do município.

Funcionamento

O hospital contará com 1900 médicos, 700 funcionários indiretos (serviços não assistenciais), operando com um total de 2500 pessoas.  Ao ser aberto à população, estima-se que, após três meses, o hospital possa atender cerca de 500 pessoas por dia no pronto-socorro, com a oferta de 449 leitos e a realização de 700 cirurgias por mês.

Para a direção do hospital, a obra atenderá à população de Belo Horizonte e do entorno, ou seja, de todo o vetor sul, evitando que as pessoas se desloquem para o centro da cidade.

O vereador Veré da Farmácia (PSDC), que requereu a visita, também considera que, além de muito seguro e moderno, o hospital vai desafogar outros hospitais da Região Metropolitana, como o Odilon Behrens e o Hospital das Clínicas. O vereador Gilson Reis (PCdoB) também avalia que o hospital tem boa estrutura, mas, segundo ele, nessa próxima etapa de funcionamento é necessária uma sinergia entre os governos federal, estadual e municipal para novos investimentos por parte do poder público.

Complexo de Saúde Barreiro de Cima

Foi visitado ainda pela comissão o Complexo de Saúde Barreiro de Cima, que inclui a construção de um Centro de Reabilitação (Creab), um Centro de Saúde, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Naff) e um Centro de Especialidades (Ceo). O custo da obra, em fase de acabamento e com cerca de 40 pessoas trabalhando no local, é de aproximadamente R$ 12 milhões, sendo parte custeada pelo Orçamento Participativo (OP) e outra, por investimentos. A previsão de entrega da obra é fevereiro de 2016.

Esperando que as obras sejam concluídas a contento para atender às população, o vereador Adriano Ventura (PT) constatou que o Complexo de Saúde do Barreiro de Cima oferecerá ao usuário várias especialidades, como saúde odontológica, mental e primeiro atendimento.