VISITA TÉCNICA

Comissão visitará hospital e complexo de saúde no Barreiro

O objetivo é verificar in loco andamento das obras e conhecer estrutura dos prédios

segunda-feira, 31 Agosto, 2015 - 00:00

A Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar visita técnica às obras do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (Hospital do Barreiro) e ao Complexo de Saúde Barreiro de Cima na próxima quarta-feira (2/9), às 9h. O objetivo dos vereadores é verificar as condições atuais dos prédios, a fim de dar uma resposta à população, que cobra a conclusão das obras.

Retomadas em janeiro de 2014, as obras do Hospital Metropolitano estão previstas para serem concluídas em outubro deste ano. Atualmente, os trabalhos estão em fase de acabamento, incluindo a instalação de gradis e vidros e a colocação de gramado e pintura. Na primeira fase, foram gastos R$ 49 milhões, com obras de superestrutura, lages, pilares de fundação, com recursos do governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte. Na segunda etapa, o investimento é de R$ 180 milhões, com obras de acabamento, construção do heliponto, alvenaria, revestimento de pisos e paredes, portas e janelas, instalações elétricas e hidráulicas.

Complexo de Saúde

Com previsão de entrega no segundo semestre deste ano, o Complexo de Saúde Barreiro de Cima, por sua vez, inclui a construção de um Centro de Reabilitação (Creab), um Centro de Saúde, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Naff) e um Centro de Especialidades (Ceo).

No Centro de Reabilitação, serão oferecidos os serviços de ortopedia, fisioterapia, laboratório de prótese, consultório, sala de acolhimento, recepção, hidroterapia, piscina, ginásio e sala de terapia ocupacional, sala de atendimento respiratório, ginásios neuro-infantil e neuro-adulto. Já o Centro de Saúde inclui hall, sala de espera, farmácia-vacina, fraudário, coleta, sala de curativo, escovário, anamnese, zoonoses e um centro de especialidade odontológica. O custo da obra é de R$ 12 milhões.

Na visita, solicitada pelo vereador Veré da Farmácia (PSDC), serão fiscalizados o cumprimento de prazos e do cronograma de obras. As observações sobre a estrutura e funcionamento dos equipamentos irão integrar relatório, a ser enviado à prefeitura pela Comissão de Saúde e Saneamento.