TRANSPORTE

Nova audiência discutirá aplicativos de carona e serviços de táxi

Comissão também referendou a realização de audiência para debater o uso obrigatório de cadeirinhas no transporte escolar

segunda-feira, 20 Julho, 2015 - 00:00
Nova audiência discutirá aplicativos de carona e serviços de táxi. Foto: Abracom Taxi/Divulgação

Tema de grande debate entre os parlamentares, nos últimos meses, o serviço de transporte de passageiros, ofertado por meio de aplicativos online voltará à pauta de audiências públicas neste semestre. Em reunião ordinária na tarde desta segunda-feira (20/7), a Comissão de Desenvolvimento de Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou a realização de audiência sobre o tema para o próximo dia 10/8, às 9h30, no Plenário Amynthas de Barros. Os parlamentares referendaram também a realização de novo encontro para debater o uso obrigatório de cadeirinhas para crianças em veículos do transporte escolar.

Autores do requerimento para a audiência (412/2015), os vereadores Preto (DEM), Léo Burguês de Castro (PTdoB) e Vilmo Gomes explicam que a intenção é debater a atuação de aplicativos que intermediam tanto as corridas regulares de táxis quanto as corridas em carros particulares, não licenciados para essa atividade. A audiência deve debater a fiscalização desses serviços e a legislação aplicável. Serão convocados para participar do debate representantes da BHTRANS, da Associação de Taxistas, da Polícia Militar (MG), da Guarda Municipal e dos prestadores de serviço do aplicativo UBER.

Segurança para as crianças

De autoria do vereador Pablo César Pablito, o requerimento 373/15 solicita audiência públicapara discutir a recente Resolução 533/2015 do CONTRAN, que torna obrigatório o uso de cadeirinhas em transportes escolares, e a atuação do serviço clandestino. A audiência está prevista para o dia 3/8, no Plenário Amynthas de Barros, às 9h30. Serão convidados membros da BHTRANS, da Secretaria Municipal de Governo, do Sindicato de Transportes Escolares da Região Metropolitana de Belo Horizonte, da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Departamento de Estradas de Rodagem (MG).

Estiveram presentes na reunião os vereadores Preto (DEM), Léo Burguês de Castro (PTdoB) e Vilmo Gomes.

Veja o vídeo completo da reunião.