AUDIÊNCIA PÚBLICA

Demanda por novo centro de saúde no Bairro Diamante será discutida

Vereadores afirmam que já existem áreas públicas disponíveis para construção do equipamento público de saúde

quinta-feira, 16 Julho, 2015 - 00:00
Demanda por novo centro de saúde no Bairro Diamante será discutida. Foto: Portal PBH

A necessidade e a viabilidade de implantação de equipamento público, não emergencial, de atendimento à saúde no Bairro Diamante, Regional Barreiro, será discutida em audiência conjunta das Comissões de Administração Pública e de Saúde e Saneamento. A reunião, que contará com a participação do poder público e da sociedade civil e será aberta a todos os interessados, acontecerá no dia 21/8, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento para realização da audiência pública já foi aprovado, tanto pela Comissão de Administração Pública, no dia 1º de julho, quanto pela Comissão de Saúde e Saneamento, em reunião ordinária da última terça-feira (14/7).

De acordo com os vereadores Juliano Lopes (PSDC) e Doutor Nilton (Pros), requerentes da audiência, o Bairro Diamante possui áreas públicas disponíveis para a construção de um centro de saúde, que poderia, ainda, atender moradores de bairros limítrofes. Os parlamentares explicam que a construção da unidade de atendimento básico é uma solicitação de moradores do Brasil Industrial, Diamante, Novo Santa Cecília, Vila Pinho, Olaria, Teixeira Dias, Santa Helena, e Miramar, que postulam uma redistribuição dos atendimentos no sistema de atenção primária à saúde, com unidades mais próximas de suas residências e que detenham mais capacidade de atendimento.

Foram convidados para participar da reunião representantes da Secretaria de Administração Regional Municipal Barreiro, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, da Gerência de Distrito Sanitário Barreiro, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais e do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Minas Gerais.