PARLAMENTO JOVEM

As atividades encerram a etapa municipal do projeto

segunda-feira, 29 Junho, 2015 - 00:00
As atividades encerram a etapa municipal do projeto

A discussão e votação de propostas sobre o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” pelo Parlamento Jovem (PJ), em plenária final, fazem parte da programação do projeto nesta terça-feira (30/6), às 13h30h, no Plenário Amynthas de Barros. As propostas aprovadas comporão o documento final da fase municipal (PJ BH), a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular da Câmara e passará, posteriormente, à fase regional (PJ Minas).

O projeto é realizado nas etapas municipal, regional e estadual, por meio de parceria da Escola do Legislativo da CMBH, Assembleia Legislativa, PUC Minas e escolas da capital. A partir do tema do PJ BH 2015,“Segurança Pública e Direitos Humanos”, foram discutidos, nesta primeira etapa, os subtemas “Prevenção Social do Crime”, “Novas Perspectivas para a Atuação Policial” e “Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência”.

Este ano, foram escolhidas três escolas, entre públicas e particulares, para participarem do projeto: Colégio Berlaar São Pascoal, Escola Estadual Cândido Portinari e Escola Estadual Professor Morais. As escolas selecionaram, por sua vez, 30 alunos para integrar o PJ.

O Projeto

Na primeira etapa do projeto (PJ BH), alunos extensionistas da PUC Minas são capacitados, pela universidade e pela CMBH, a trabalharem com alunos de ensino médio, objetivando a produção de propostas, a serem apresentadas ao Parlamento Municipal, num primeiro momento, e ao Parlamento Estadual, juntamente com outros municípios, em fase posterior.

O Projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) tem por finalidade a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, visando proporcionar a esses jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e seus instrumentos de participação, no Poder Legislativo Municipal e Estadual.