CÂMARA MIRIM

Pequenos parlamentares simulam audiência pública nesta quarta (20/4)

O tema da reunião é mobilidade urbana e infraestrutura de trânsito

terça-feira, 19 Maio, 2015 - 00:00

Mobilidade urbana e infraestrutura de trânsito serão tema do próximo encontro do Projeto Câmara Mirim, que acontece nesta quarta-feira (20/5), às 13h30, no Plenário JK. Os pequenos parlamentares assistirão, primeiramente, a uma palestra da Divisão de Consultoria Legislativa da Câmara de BH sobre a função das audiências públicas e das comissões. Depois, terão uma aula da BHTrans sobre o tema e, em seguida, participarão da simulação de uma audiência pública.

Na primeira parte da atividade, os vereadores mirins terão uma aula sobre conteúdo legislativo, ministrada pela servidora Laurence Tiradentes Costa Timo, consultora de Educação da CMBH. Na palestra, os alunos aprenderão sobre o papel e formas de atuação das comissões da Casa, funções do presidente e do relator, tipos de comissões (temáticas e permanentes), função da audiência pública, como ela acontece e como participar. Em seguida, será apresentada aos alunos a Comissão de Mobilidade Urbana e Infraestrutura de Trânsito e os respectivos vereadores mirins que a compõem e que atuarão na audiência. Na sequência, os estudantes terão uma aula sobre o tema, com Ronaro Ferreira, técnico da BHTrans e, posteriormente, será realizada a simulação de audiência pública.

O Projeto

Em sua 8ª edição, o Projeto Câmara Mirim é fruto de um convênio celebrado entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e Centro Pedagógico da UFMG.

O objetivo do projeto é promover a educação para a cidadania, por meio da formação política e debate de temas relacionados à área social, ambiental, econômica e política dos alunos da rede municipal de educação, tendo como foco a instituição legislativa e utilizando como instrumento pedagógico a formação de um parlamento mirim do Município.