Gastos da Câmara serão apresentados em reunião aberta à população

Cidadãos poderão discutir investimentos e gestão dos recursos da Casa

sexta-feira, 22 Maio, 2015 - 00:00
Gastos da Câmara de BH serão apresentados em audiência pública

Inteirar-se e acompanhar os gastos do poder público é um direito de todo cidadão. Para discutir com a sociedade a gestão do orçamento da Câmara de BH, a Comissão de Orçamento e Finanças vai realizar audiência pública nessa segunda-feira (25/5), às 13h. Estarão em pauta as despesas do Legislativo Municipal nos quatro primeiros meses de 2015, em comparação com as receitas fixadas para o período. Realizada em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência vai ocorrer no Plenário Amynthas de Barros. Na oportunidade, os cidadãos presentes poderão apresentar dúvidas, sugestões e discutir os dados apresentados.

Para o exercício 2015, o orçamento da Câmara de BH foi fixado em R$ 219,5 milhões. No relatório elaborado pela Diretoria de Administração e Finanças e já disponível para consulta pública, as contas da Casa foram divididas em dois grandes conjuntos, compostos cada um deles por subitens: as despesas correntes, que correspondem a cerca de 95% do orçamento global e as despesas de capital, englobam quase 5% do montantes. No primeiro conjunto estão incluídos os gastos com pessoal, custeio, serviços e terceirização. No segundo, por sua vez, entram os investimentos, a realização de obras e as despesas com equipamentos e material permanente.

Até o fim de abril, quando se encerrou o primeiro quadrimestre de 2015, cerca de 22% do orçamento da Casa foi executado, valor correspondente a R$ 48,4 milhões.