Fechamento do Teatro Klauss Vianna preocupa parlamentares

segunda-feira, 25 Maio, 2015 - 00:00
A decisão anunciada pelo TJMG mobilizou a classe artística e será tema de audiência na Câmara - Foto: Sou BH

Espaço cultural de referência na cidade, criado nos anos 80, o Teatro Klauss Vianna, instalado no mesmo prédio que abriga o Instituto Oi Futuro (Av. Afonso Pena, Região Centro-Sul de Belo Horizonte), deve fechar suas portas até o final de junho. O iminente fechamento do espaço, anunciado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que usará o edifício como sua nova sede, não foi bem recebido pela classe artística. Diante da mobilização contrária, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará audiência pública, na próxima quarta-feira (27/5), a partir das 13h30, para discutir o tema e buscar soluções.

Co-autor do requerimento para a audiência, junto ao vereador Tarcísio Caixeta (PT), Arnaldo Godoy (PT) explica que o objetivo é discutir “os prejuízos à cidade e à população com o fim de mais um espaço cultural”, lembrando o recente fechamento da tradicional Rádio Guarani. O parlamentar destaca que “o Teatro Klauss Vianna não é do Estado, nem do TJ, mas do povo de Belo Horizonte, que perderá muito com isso”.

Membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, Godoy afirma que a entidade aprovou o envio de uma moção de repúdio ao TJ, posicionando-se contrariamente ao fechamento do teatro. O Conselho deliberou, ainda, pelo envio de carta aos órgãos de patrimônio solicitando o tombamento do Klauss Vianna.

Convidados

Foram convidados para a reunião o secretário de estado de Cultura, Ângelo Oswaldo; o secretário municipal de Governo, Vítor Mário Valverde; o presidente da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira, e o presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt. Ainda, devem participar do debate representantes do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural, do Ministério Público, do Movimento Viva Klauss, da Fundação de Educação Artística, dos sindicatos de artistas e dos diversos espaços culturais da cidade.