VISITA TÉCNICA

Comissão vai conhecer unidade de esterilização de animais no Barreiro

Centro localizado no Bairro Bonsucesso será a quarta unidade fixa de esterilização de animais em BH

segunda-feira, 25 Maio, 2015 - 00:00
Vereador Veré da Farmácia, que requereu a visita técnica, é autor de projeto de lei sobre o tema (Foto: Portal PBH)

Atendendo reivindicação da comunidade local, vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento farão uma visita técnica às obras do novo Centro de Esterilização de Cães e Gatos do Barreiro na manhã desta quarta-feira (27/5). Requerida por Veré da Farmácia, um dos representantes da região na Casa, e aberta à participação de todos os parlamentares interessados, a visita foi agendada para as 9h, na Rua Antônio Praça Piedade, nº 36, Bairro Bonsucesso, no Barreiro de Cima.

De acordo com o requerimento, aprovado por unanimidade na Comissão de Saúde e Saneamento, a visita técnica à mais nova unidade fixa de esterilização de animais da capital foi motivada por reivindicação da própria comunidade, e se insere no escopo das atribuições fiscalizatórias do Legislativo Municipal. A atividade tem o objetivo de verificar as condições físicas e estruturais do imóvel, que sofre reformas para abrigar o equipamento, além das condições de funcionamento e prestação adequada dos serviços.

Antes da implantação da unidade, que segundo a prefeitura deverá estar concluída ainda no primeiro semestre, os moradores da região do Barreiro tinham de buscar atendimento na Central de Esterilização de Cães e Gatos do Bairro Salgado Filho, na Região Oeste, ou aguardar a visita de uma unidade móvel. O Barreiro será a quarta regional da cidade a contar com uma unidade fixa, que deverá oferecer mais 1.200 vagas de castração a cada mês.

Segundo Veré da Farmácia, também autor do Projeto de Lei 1374/14, que propõe a criação de serviço móvel gratuito de castração e eletrochipagem que atenda a todas as regionais do município, a castração não oferece riscos à saúde dos animais, evita a reprodução indesejada e o consequente abandono de filhotes, incentivando a posse responsável e contribuindo para reduzir o número de animais de rua.

Com a realização da visita, a intenção do vereador é averiguar o andamento da implantação da unidade, cobrando da prefeitura que conclua as obras e dê início ao atendimento o mais rapidamente possível.