TRANSPORTE

Abandono de carros nas ruas da cidade volta à pauta no Legislativo

Vice-líder de governo na Casa anunciou que a Prefeitura irá protocolar projeto de lei buscando solucionar o problema

segunda-feira, 25 Maio, 2015 - 00:00
Abandono de carros nas ruas da cidade volta à pauta no Legislativo. Foto: Mila Milowski/CMBH

Estudo técnico apresentado pela equipe de Consultoria Legislativa da Câmara de BH, a pedido da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, apresentou as limitações legais para atuação do Município no combate ao abandono de veículos nas vias públicas. O tema foi debatido pelo colegiado em reunião ordinária na tarde desta segunda-feira (25/5), quando foi anunciado pelo presidente da comissão e vice-líder de governo, vereador Preto (DEM), que a situação será objeto de projeto de lei a ser encaminhado pela Prefeitura nos próximos dias. A comissão deliberou ainda pela realização de audiência pública para discutir mudanças viárias na Região Norte da cidade.

Em visita técnica ao Bairro Coração Eucarístico (Regional Noroeste) no último mês (28/4), os vereadores receberam diferentes reclamações de moradores sobre infrações de trânsito e outros problemas que têm sofrido. A comunidade denunciou os impactos dos veículos abandonados nas ruas, que têm se tornado criadouros de mosquitos da dengue, abrigo para outros insetos ou mesmo para moradores de rua, além de obstáculos próximos às garagens, depósito de lixo e locais para atos ilícitos.

Conforme anunciado pelo vereador Preto, a expectativa é de que o novo projeto de lei garanta ao Município a autonomia necessária para solucionar a questão e permitir o recolhimento desses automóveis. A comissão afirmou que o PL será avaliado pelos parlamentares e, se precisar de modificações, terá como referência o estudo elaborado pela Consultoria Legislativa.

Adequação viária na Regional Norte

Solicitada pelo vereador Dr. Nilton (Pros), nova audiência pública foi aprovada pela comissão para discutir o projeto de requalificação e adequação viária da Avenida Waldomiro Lobo, que dá acesso a diferentes bairros na Região Norte da Capital. A reunião está prevista para o dia 16/06, às 19h, na sede do Projeto Ações Comunitárias (PAC), no Bairro Guarani (Região Norte).

Participaram da reunião os vereadores Pedro Patrus (PT), Preto (DEM) e Autair Gomes (PSC). Confira o resultado completo da reunião.

Veja o vídeo completo da reunião.