Comunidade quer melhorias no Parque Ecológico Telê Santana

Moradores reclamam das condições precárias e falta de segurança do local

terça-feira, 14 Abril, 2015 - 00:00

Insegurança, sujeira e falta de instalações sanitárias e esportivas impedem que a comunidade faça bom uso do Parque Ecológico Telê Santana, situado na Avenida Augusto dos Anjos, 1615, no Bairro Rio Branco. Depois de realizar visita técnica ao local, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai debater a necessidade de melhorias no parque em audiência pública na próxima quinta-feira (16/4), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Na visita, líderes comunitários reclamaram do descaso do poder público com a área. O vereador Doutor Sandro (Pros), que  solicitou a audiência e a visita técnica, constatou a precariedade do equipamento público que, em estado de abandono, é costumeiramente utilizado por usuários de drogas e para descarte ilegal de entulho. A quadra de futebol e o vestiário estão deteriorados, inibindo o uso pela comunidade e não há segurança no local, que não possui guaritas nem cercas de proteção em sua extensão. A Prefeitura afirmou que já há previsão de R$ 1 milhão para a reforma e a ampliação dos equipamentos esportivos. Segundo a Secretaria Adjunta Municipal de Esportes, a expectativa é que o processo licitatório para as obras venha a ter início no segundo semestre deste ano.

Soluções apontadas

Implantado em 2008 pelo Orçamento Participativo Digital (OP Digital), de acordo com a Prefeitura, o Parque Telê Santana recebeu, à época, investimentos de cerca de R$ 800 mil, para a construção de instalações sanitárias, vestiários masculinos e femininos e campo de futebol com arquibancada. No entanto, o resultado das obras não atendeu às expectativas da comunidade. Para a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo, a área não pode nem mesmo ser considerada um parque, dada a falta de estrutura do local. Para o Conselho Comunitário de Segurança Pública da 15ª Companhia, uma das alternativas para a área seria a construção de um Batalhão de Polícia em parte da área do parque, garantindo, assim, segurança e lazer à população, bem como a preservação do meio ambiente.

Foram convidados para a audiência representantes das secretarias municipais de Governo, Administração Regional Municipal Venda Nova, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Fundação de Parques Municipais, Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural, Conselho Comunitário de Segurança Pública da 15º Companhia do 49º Batalhão da PMMG, Associação Comunitária do Bairro Santa Mônica e Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo – Comforça/Venda Nova.