AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai à região Nordeste discutir segurança pública

Moradores reclamam do avanço da criminalidade e da violência

sexta-feira, 17 Abril, 2015 - 00:00
Segurança pública na região nordeste de BH será tema de audiência pública

Pesquisa realizada pelo Ibope, em 2014, indica que as políticas de segurança pública estão entre aquelas que mais preocupam os brasileiros. Segundo 31% dos entrevistados, o tema deve ser priorizado pelo poder público, ficando atrás, apenas, das políticas de saúde na ordem de importância atribuída pelo cidadão. Em Belo Horizonte, a demanda popular pela mitigação da violência também é uma realidade. Em vista disso, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública para discutir a segurança pública na cidade. Dessa vez, a discussão vai se concentrar nos problemas verificados na região Nordeste da capital. Requerida pelo vereador Reinaldo - Preto Sacolão (PMDB), a reunião vai ocorrer no próximo dia 23/4 (quinta-feira), na Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, que fica na Rua dos Codajás, nº 45, no Bairro São Gabriel.

De acordo com o vereador Reinaldo - Preto Sacolão, atualmente, os moradores da região assistem alarmados ao avanço da criminalidade, o que demanda ações consistentes por parte do poder público. Ainda segundo o parlamentar, seriam frequentes os registros de casos de violência no local. Entre eles as ocorrência que estariam preocupando a comunidade, estariam casos de roubos, arrombamentos, assaltos e até homicídios.

Diante disso, a proposta é que a audiência contribua para a coleta de informações detalhadas sobre a violência na regional, o que pode abrir portas para o desenho de políticas públicas efetivas para o enfrentamento do problema.

A reunião é aberta à participação popular. Dentre outros, foram convidados para o evento representantes da Polícia Militar, da Assembleia Legislativa e de diferentes associações comunitárias da região, além de lideranças religiosas.